Soldado Sampaio fala sobre o Programa Luz Para Todos em Roraima

685

Dep.Soldado Sampaio Foto.Alfredo Maia (2) Segundo o parlamentar, programa não atendeu toda a demanda proposta no estado

Em sessão ordinária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), o deputado Soldado Sampaio usou a tribuna para, incialmente, parabenizar a todos os servidores da saúde pública do estado que estão na luta, diariamente, em busca de seus direitos. “Existem servidores que praticamente moram nesta Casa e andam de gabinete em gabinete. Continuem na luta, esta vitória será de vocês”, disse.

Em seguida, o parlamentar comentou que o assunto de seu discurso nesta manhã é de extrema relevância. “Já falei sobre isso e enviei requerimento sobre este assunto para a Casa. Trata-se do Luz Para Todos, programa do Governo Federal que destinou recursos em todo território nacional para que a energia elétrica chegue até o homem do campo. Até no Maranhão, estado que sofreu com o desgoverno da família Sarney, foi beneficiado pelo programa em quase sua plenitude, diferente de Roraima”, comentou.

Sampaio destacou que em uma rápida pesquisa, averiguou que apenas Roraima e o Amazonas não atingiram a meta. “O Amazonas tem o problema de grande extensão territorial, mas em Roraima vemos a falta de compromisso e competência do atual governo. Foram 64 milhões de reais contratados para atender nove mil famílias”, ressaltou. Sampaio comentou ainda que os municípios que ainda não foram atendidos pelo programa perderam o recurso federal e terão que ser atendidos pelo governo estadual.

O parlamentar destacou que a energia elétrica que chegou a algumas vicinais do estado foi disponibilizada através de recursos federais. “O contrato em vigor é de 63 milhões, 60 do governo federal e três do governo estadual. O governo do estado não apresentou sequer a contrapartida e, ao invés de serem atendidas as nove mil famílias do projeto, até agora apenas seis mil receberam a energia”, disse.

Sampaio comentou que em visita ao sul do estado, na Vicinal 34 do Caroebe, há uma placa em que o valor do contrato é de seis milhões. “Nos próximos dias trarei dados de prefeituras no nordeste que asfaltaram mais do que o governo do estado”, destacou.

Apartes – Os deputados Coronel Chagas e Gabriel Picanço também falaram sobre o Programa Luz Para Todos. Chagas comentou que, apesar de não ter cumprido a meta, o governo do estado não pode ser chamado de incompetente. “Este é um governo que está levando energia ao interior, com mais de 200 km de estradas e vicinais”, disse.

O deputado Gabriel Picanço comentou que apenas alguns metros de estrada foram feitos. “Convido qualquer parlamentar a visitar junto comigo as vicinais do estado. São 25 km de asfalto e 20 km de lama”, ressaltou.

 

Secom/ALE-RR