SMS de Iguatu realizou Dia D de vacinação contra gripe e alerta para importância da prevenção

573

Como parte da programação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Iguatu realizou no sábado (4/5), o Dia D contra a influenza.

Unidades básicas

As 31 unidades básicas de saúde funcionaram das 8 às 17 horas para atender os grupos prioritários. Para motivar os moradores a participar da vacinação, as Unidade Básicas de Saúde (UBS) receberam a visita dos personagens ‘Zé Gotinha’ e ‘Vitamina A’. A movimentação foi intensa nos postos da cidade e das áreas rurais.

A campanha

A campanha prossegue até o próximo dia 31 e devem se vacinar contra a gripe pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós parto, 45 dias, pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais de saúde, profissionais da força de segurança e salvamento.

Esforço da equipe

O esforço da equipe de Saúde de Iguatu é atender a meta de imunização a partir de divulgação da campanha e conscientização dos moradores. Iguatu tem uma população a ser vacinada – segundo o grupo prioritário – de 28.617. Até o momento já foram imunizados 14.500 pessoas, ou seja, cerca de 52,6% já foram imunizados. Somente o grupo de idosos é de 12516 pessoas. Fideralina Albuquerque, enfermeira, coordenadora da Atenção Básica, em Iguatu, frisou que a mobilização vai ser intensificada nos próximos dias para o município atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Está havendo em todo o Brasil uma baixa adesão à campanha de imunização. “Pelo mito propagado entre os idosos de que a vacina mata, a adesão desse grupo é sempre mais difícil e requer muitos esforços para que alcancemos a meta, já que é grupo que requer maior número de doses aplicadas”, pontuou Fideralina Albuquerque. Técnicos da Secretaria de Saúde de Iguatu visitam casas para vacinar idosos e acamados. “A vacinação domiciliar é uma estratégia que usamos para ampliar o número de doses aplicadas”, frisou Fideralina Albuquerque.

Autor: Da redação com ascom/Foto:ASCOM