SMS de Caucaia discute implantação da plataforma Gissa

196

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniram-se nesta quinta-feira (9/5) para assistir a apresentação do painel de bordo do Gissa Caucaia, plataforma em nuvem que disponibiliza a diversos stakeholders da gestão do sistema municipal de saúde informações contextualizadas e em tempo responsivo, visando qualificar e facilitar o processo de tomada de decisões.

“Não faz mais sentido Caucaia não ter esse sistema que facilita aos nossos gestores o acesso aos dados de saúde no município. Nossa intenção é que todos os postos de saúde tenham suas salas de situações utilizando o máximo de informações que o Gissa oferece”, declarou o secretário de saúde Moacir Soares.

No âmbito da Atenção Primária (APS), a plataforma mostrou dados de maio deste ano referentes à Mortalidade Geral, com 517 óbitos. Como principais causas estão as doenças circulatórias (26,5%), sendo que 41,6% em pessoas com menos de 70 anos, apontando o aprimoramento no acompanhamento da hipertensão arterial e outras doenças cardiocirculatórias.

As neoplasias ficaram em segundo lugar, com 84 óbitos (16,2%), sendo sete casos de neoplasia maligna de mama e quatro de câncer do colo uterino, chamando a atenção para a intensificação de ações de prevenção do câncer ginecológico.

O item do sistema referente à Mortalidade Infantil alerta que a taxa de mortalidade infantil de janeiro a maio desse ano está comparável a de janeiro a dezembro de 2018. Até maio de 2019, foram registrados 18 óbitos infantis, sendo oito neonatais precoces, quatro neonatais tardios e seis pós-neonatais.

Com o sistema, os gestores da SMS poderão atuar de maneira assertiva, utilizando-se das novas bases de dados e a conexão com mecanismos de predição e detecção de contexto (Inteligência Artificial).

Após a coleta dos dados, os mesmos são processados e agregados e, em seguida, aplicados mecanismos inteligentes, disponibilizando dashboards, relatórios e alertas para os usuários, tanto via web quanto em aplicativos mobile.

NO LUGAR CERTO
Após a apresentação do Gissa, gestores da APS e de Atenção Secundária em Saúde da SMS reuniram-se com técnicos das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caucaia.

O encontro teve como objetivo discutir o fluxo de pacientes de urgência e emergência, além de traçar estratégias para melhorar o sistema. “É importante alinharmos estrategicamente um estudo bem detalhado e estratificado da gestão em relação às demandas”, sintetizou Moacir Soares, referindo-se às analises de cada caso de pacientes e da destinação devida para o pronto atendimento.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom