SME de Caucaia apresenta resultados à Comissão Intersetorial do Selo Unicef

67

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou nesta terça-feira (12/2) à Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura o relatório das ações desenvolvidas para a conquista da certificação internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância. O encontro aconteceu no auditório da pasta.

A apresentação ficou por conta da diretora de Ensino e articuladora do Selo na SME, professora Andréa Herculano. Dos indicadores avaliados pelo Unicef, dois são prioritariamente relacionados à educação: a correção das distorções idade/série e o combate à evasão escolar, cuja medida de combate é o “Busca Ativa Escolar.”

O programa tem trabalhado na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. Por meio do Busca Ativa, a SME obtém dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Cada cidadão que conhece uma criança ou adolescente que não esteja em sala de aula pode ajudar tornando-se um agente comunitário. Basta comunicar à SME. Após o alerta, haverá a fase de pesquisa, na qual um técnico da Prefeitura fará uma visita para constatar os motivos de esse aluno estar fora da escola e, a partir daí, serão tomadas todas as providências necessárias para a matrícula e a permanência do estudante na rede municipal de ensino.

Até o momento, 73 alertas já foram emitidos, permitindo que essas crianças e adolescentes tenham um acompanhamento de profissionais das mais diversas áreas – pedagogos, assistentes sociais, psicólogos – que trabalhem para o seu bem-estar e garantam seu direito à educação, prevenindo ou eliminando fatores que contribuem para a evasão, tais como trabalho infantil, violência familiar e uso de substâncias psicoativas.

Para a Articuladora do Selo Unicef na SME, Andréa Herculano, “a obtenção do selo Unicef é uma chancela para o nosso trabalho”. Segundo a professora, essa certificação internacional “virá no sentido de que estamos fazendo algo que vai melhorar a vida dos alunos e conseguimos avançar nos índices de educação e entregar para o nosso estudante uma escola de qualidade, um professor preparado e que desenvolva um trabalho que alcance para além do estudante, a família e a comunidade.”

A articuladora do Selo Unicef em Caucaia e subsecretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Telma Diógenes, destacou que “a SME realizou um trabalho bem feito, com relatório detalhado e dentro dos padrões exigidos pelo Selo.”

Ela elogiou o empenho de todos os participantes da Comissão Intersetorial para melhorar os indicadores de Caucaia. “Tenho certeza de que todos esses esforços resultarão em ótimos resultados para o nosso município e para que alcancemos o nosso objetivo: a obtenção do selo”, finalizou.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom