Skal: Prefeito Naumi Amorim participa de congresso internacional

162
????????????????????????????

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur) participa, até o próximo domingo (11/6), em Fortaleza, do 47º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil – único grupo internacional que une todos os ramos da indústria de viagens e turismo. “É de suma importância nossa participação em encontros que visem a promoção de destinos turísticos e contribuam para a troca de experiência entre diferentes profissionais da cadeira turística”, defende o secretário Paulo Guerra.

Durante a programação desta quinta-feira (8/6), o prefeito Naumi Amorim assistiu à palestra ministrada pelo o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, que destacou a relação do turismo com a cultura de paz e a contribuição para o relacionamento dos povos. “Viajar é uma das maiores dádivas da modernidade. O mundo hoje está ao nosso alcance”, disse.

Naumi conversou com a presidente da Câmara de Turismo do Panamá, Annette Cárdenas, com quem Caucaia negocia um pacto de promoção turística dentro do projeto “Cidade Irmã”. “Vamos estreitar os laços com o Panamá para alavancar o turismo e a cultura entre nosso município e este importante país da América Central”, destacou o prefeito.

O secretário de Turismo de Caucaia reiterou a atenção da atual administração para com o segmento e lembra o cadastro de 16 projetos de infraestrutura turística para a cidade junto ao Ministério do Turismo. “Essas ações compõem o planejamento estratégico da Secretaria para dinamizar a economia e trabalhar a equidade social, uma vez que todas as obras propostas promovem mudanças significativas para a população, comerciantes, empresários e principalmente turistas”, destacou Paulo Guerra.

“Cidade Irmã”

São cidades que trocam experiências. Trata-se de um conceito de cooperação técnica e compartilhamento de know-how entre municípios com o mesmo perfil demográfico, limites territoriais parecidos e situação socioeconômica semelhante.

Além do Panamá, a Setur negocia pactos com cidades dos Estados Unidos, Argentina e Coreia do Sul. A previsão é de essa coirmandade ser firmada segundo semestre deste ano.

Os acordos entre “cidades irmãs” têm estrutura jurídica mais facilitada para dar agilidade a parcerias bilaterais de incremento turístico na área de mobilidade e da cultura, por exemplo. Tudo para encurtar distâncias e estimular a troca de conhecimento e ações.

Skal

O Skal é um grupo internacional de profissionais de turismo, cuja sede fica na Espanha. Ele tem comitês nacionais pelo mundo e clubes locais com o objetivo de promover o turismo local, nacional e mundial através do relacionamento.

Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Fotos: Divulgação