Setembro Amarelo Cigano: Instituto Cigano do Brasil e Prefeitura de Pindoretama realizam “roda de conversa”

1616

O Instituto Cigano do Brasil-ICB, idealizou o “Setembro Amarelo Cigano” através de parcerias com algumas prefeituras, e nesta sexta-feira (13/9), aconteceu uma roda de conversa na comunidade Cigana de Pindoretama, com o tema prevenção do suicídio e cuidados com a depressão.

O prefeito de Pindoretama Valdemar Araújo participou da roda de conversa e destacou a parceria entre a prefeitura e o ICB, “A roda de conversa foi de extrema relevância, principalmente por tratar de um tema tão importante, e para os ciganos notar o que existe ao redor possibilidade de ajuda” pontuou o gestor.

Um suicídio a cada 40 segundos. Essa é a média nacional quando o assunto é suicídio, e Cigano não esta fora dessa triste realidade, segundo o presidente do ICB, o cigano da etnia calon, Rogério Ribeiro, o Povo Cigano é historicamente discriminados e marginalizados, “Devido tudo isso a depressão acaba fazendo parte da vida do Povo Cigano, mesmo que ainda não temos uma coleta estatística sobre o suicídio cigano” disse.

Dados

No mês de maio de 2018 um jovem cigano cometeu suicídio em Beberibe, também temos conhecimento que em Sobral aconteceu outro suicídio, lembrou o cigano, que acrescentou “Precisamos leva para as nossas comunidades ciganas essas informações, por isso

conseguimos essa importante parceria com a prefeitura de Pindoretama através da secretaria de saúde” destacou.

 

O chefe cigano de Pindoretama, Cícero Cigano, “gostei da roda de conversa, aprendi muita coisa e qualquer um de nós pode buscar ajuda” disse Cícero Ramos.

Autor: Ascom ICB/Foto:ICB/ divulgação