Sesc Sonora Brasil apresenta “Tambores e Batuques” no Teatro Jaber Xaud

434

O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realiza de 8 a 11 de agosto mais uma edição do projeto Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais 2013, com o tema “Tambores e Batuques”. Os espetáculos serão realizados no Teatro Jaber Xaud, a partir das 20h, com entrada franca.
A programação da 16ª edição do projeto iniciará na quinta-feira, 8, com apresentação do grupo amapaense Raízes do Bolão. Na sexta-feira, 9, se apresentará o grupo Raízes do Samba de Tócos (BA). No sábado, 10, será a vez do grupo Samba de Cacete da Vacaria (PA) e no domingo, 11, o grupo Alabê Ôni – Tambor de Sopapo (RS) encerra a programação musical.
Felipo Abreu, coordenador de Cultura do Sesc-RR, explica que o tema “Tambores e Batuques” apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas e regiões do País, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.
“Os grupos circularão utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas. Boa Vista terá a oportunidade de receber essas manifestações artísticas, que muitas vezes não dispõem de espaço apresentação”, explicou.
Em cumprimento à missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como um dos maiores projetos de circulação musical do país. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc-RR visando à formação de plateia.
Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.
“O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. A ação promove também apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes”, destacou Felipo.
Este ano serão 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.
Serviço
Sesc Sonora Brasil 2013 (Tambores e Batuques)
De 8 a 11 de agosto às 20h no Teatro Jaber Xaud
Programação
– Raízes do Bolão (AP), quinta-feira, 08/08/13
– Raízes do Samba de Tocós (BA), sexta-feira, 09/08/13
– Samba de Cacete da Vacaria (PA), sábado, 10/08/13
– Alabê Ôni – Tambor de Sopapo (RS), domingo, 11/08/13
Entrada franca
Informações: 3621-3939

Ascom:SESC