“Serei prefeito de Iguatu com pensamento voltado para o povo e não vou perseguir ninguém” diz Ednaldo Lavor

5928

Na manhã deste sábado (26/11) a convite da Federação de Entidades Comunitárias do Município de Iguatu (FECIC), o prefeito eleito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT), acompanhado dos vereadores reeleitos Rubenildo Cadeira (PRB) e Vicente Reinaldo (PP) além do vereador eleito Diego Felipe (PHS), reuniu com vários presidentes de associações ligadas a Federação de Entidades Comunitárias do Município de Iguatu (FECIC), o encontro aconteceu na Associação Comercial Industrial e Agrícola de Iguatu.

O presidente da FECIC, José Olavo iniciou a reunião dando boas vindas a todos e fez um minuto de silêncio em homenagem ao aniversário de morte do ex-prefeito Roberto Costa.

Com o objetivo de criar um dialogo e desenvolver ações que possam construir um nivelamento e o fortalecimento dos serviços e atividades oferecidas pela FECIC, o atuante presidente, explicou que o motivo da reunião foi para deixar o prefeito eleito de Iguatu, Ednaldo Lavor e sua equipe, por dentro das reivindicações as entidades e os agricultores vêm fazendo.

ednaldo-fecic

Na ocasião a FECIC entregou o documento para Ednaldo Lavor que traz propostas e reivindicações para o fortalecimento da entidade.

Ednaldo Lavor ouviu atentamente as sugestões e reivindicações das entidades, “As associações estão totalmente desmotivadas e ninguém que ser mais presidente de entidade. Existir problemas nos cadastrado do Bolsa Família e no auxilio  safra” disse Ednaldo Lavor que aproveitou a oportunidade para fazer um breve relato sobre  outras questões de interesse do povo.

Algumas reivindicações

 Compromisso com projetos, equipamentos agrícolas como tratores, aquisição de poços profundos e abertura de barragens.

Propostas

Apoio ao crédito rural e a desburocratização dos instrumentos de política agrícola, assim como a busca de parcerias para novos equipamentos agrícolas para o fortalecimento da agricultura do município.

Perseguição não

Com relação a varias especulações em redes sócias sobre possíveis perseguições, Ednaldo Lavor foi taxativo “Se você é meu amigo não me peça para perseguir ninguém, não vou fazer isso e nem transfere ninguém. A nossa administração vai não vai haver perseguições de forma alguma; não precisa ficar preocupado; vamos trabalhar unidos para fazer a melhor administração da história desse município. Eu não guardo rancor de ninguém, o meu empenho é agradecer a honra que esse povo me deu de ser o prefeito e, a principal forma de agradecer, é fazer um grande governo juntamente com o vice-prefeito Marcos Sobreira” destacou.

ednaldo-na-fecic2

A mudança maior

De acordo com Ednaldo Lavor a mudança maior da gestão vai ser a questão do diálogo. “O prefeito tem que dialogar com todos os setores da sociedade, com o empresariado, religiosos, servidores, juventude, entidades, com a classe mais pobre, mais humilde; saber receber, saber dialogar, ter mais liberdade, mas uma liberdade segura” lembrou.

Grande crise

“Nós sabemos que todo o Brasil passa por uma grande crise e que os municípios estão arrecadando poucos recursos, mas com fé em Deus, eficiência e força de vontade, vamos conseguir fazer o melhor para Iguatu, através de boas parcerias e apoio” pontuou.

ednaldo-facic-3

Busca de apoio

Ednaldo Lavor falou também sobre a busca de apoio para a melhoria e o desenvolvimento de Iguatu “Pretendendo juntamente com a deputada Mirian Sobreira busca parcerias e apoio com todos os representantes do poder estadual e federal que se unam em prol da cidade, unificando forças para que Iguatu avance e desenvolva” disse Ednaldo.

O ponto primordial

O ponto primordial do nosso governo é melhorar o sistema de saúde de Iguatu. A maior reclamação que eu obtive em todas as residências foi da questão da saúde. Pretendo estabelecer uma parceria respeitosa com os órgãos de saúde , trazer mais aparelhos médicos, mais exames, mais especialistas para o nosso povo. A saúde vai ser o ponto primordial no meu governo, dando destaque também para a questão da agricultura, segurança e educação.

Cotação de despesa

De acordo com Ednaldo Lavor “Vamos acabar com o conselho de gestão da prefeitura, em Iguatu tem um conselho de gestão composta por 5 pessoas, com salário de 5 mil reais cada membro, isso é um absurdo. Esse dinheiro vamos direciona para saúde, agricultura e o esporte” afirmou.

Entenda o que faz o vereador, o prefeito e o vice-prefeito.

Prefeito – O prefeito é o chefe do Executivo municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do Estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados. Também é função do prefeito sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.

Vice-prefeito – O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular. Enquanto o prefeito está em exercício o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Vereador – Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação