Semestre letivo encerra em Caucaia e balanço do período é marcado por avanços e conquistas

200

Encerrou nesta sexta-feira (28/6) o primeiro semestre letivo de 2019 dos alunos da rede municipal de ensino de Caucaia. O período foi marcado por uma extensa agenda de ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) visando à melhoria da qualidade da educação tanto no que diz respeito aos aspectos pedagógicos quanto à infraestrutura, destacando-se o Plano de Ações lançado em abril pelo prefeito Naumi Amorim.

A inauguração do CEI Parque Albano foi um ponto alto do semestre. Com estrutura de 1.321,65 metros quadrados de área construída, o equipamento conta com salas de aulas, banheiros acessíveis a pessoas com deficiência, lactário/berçário, dormitório, refeitório, cozinha e cantina, área de lazer com parque infantil integrado, recepção, laboratório de informática e sala para arquivos. O espaço atende a 200 alunos com idade entre dois e cinco anos.

Outras ações da SME que merecem destaque são: a seleção para professores temporários, além de mediadores e facilitadores para o Programa Novo Mais Educação, com aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática; e o programa Busca Ativa Escolar, que visa trazer de volta às salas de aula crianças e adolescentes que estejam fora da escola, monitorando a permanência e desempenho desses alunos.

Houve ainda a Correção de Fluxo, cujo objetivo é reduzir a distorção idade-série dos alunos; a formação continuada de professores para o aperfeiçoamento de práticas; a avaliação diagnóstica com os alunos de toda a rede, proporcionando intervenções pedagógicas que resultem em melhorias dos indicadores educacionais; a Agenda 21 nas escolas, planejando políticas públicas para o meio ambiente; o Projeto Mediação de Conflitos, reduzindo as manifestações de violência no ambiente escolar; e os Jogos Escolares, além de diversas outras ações para obtenção do Selo Unicef.

Na infraestrutura, estão sendo realizadas reformas em 26 escolas em caráter de urgência, com os trabalhos sendo intensificados no período de férias, em julho. Ainda para o mês de julho, está prevista a seleção de gestores escolares. “As ações da Secretaria no primeiro semestre foram muitas e pretendemos avançar muito mais no segundo semestre, tanto na parte estrutural quanto na aquisição de materiais e transportes escolares, além de novos projetos e ações educativas, colocando Caucaia no patamar educacional que ela merece, tendo em vista que temos a segunda maior rede de ensino no estado, com 57 mil alunos”, pontua a secretária Camila Bezerra.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom