Semana do Bebê em Caucaia inicia nessa segunda (7)

235

A prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima segunda-feira (7/10) a programação da Semana do Bebê. As ações que terminam no dia 11 acontecem nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Picuí, Ametista, Velho São Miguel, Antonio Jander Pereira Machado, Velho São Miguel, José Rodrigues dos Santos, Grilo, Sítios Novos, além do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guadalajara.

Na extensa programação estão inclusas rodas de conversa sobre introdução alimentar, mastigação e desenvolvimento do bebê e da criança, palestra sobre cuidados com bebês recém nascidos e a importância do aleitamento materno. “Durante as consultas de pré-natal os profissionais de saúde enfatizarão o parto humanizado, prática instituída por lei em nosso município”, comenta a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos.

As mamães gestantes que frequentarem as UAPS também são o púbico alvo da Semana do Bebê. Elas receberão orientações sobre cuidados com higiene oral (primeiras escovações) e participarão de sorteio de Kits contendo materiais de higiene para o bebê. “Também vamos distribuir material educativo sobre os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 2 anos”, ressalta Vilalba.

Os papais também podem participar das palestras sobre Direitos da Gestante e do bebê e participar de oficinas de Shantala, uma técnica de massagem criada na Índia para acalmar bebês agitados e que proporciona diversos benefícios para a saúde do bebê. A SMS também programou palestras sobre Puericultura, uma a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom