Semana da Árvores: Comemorações iniciam com plantio de mudas

162

À sombra de coqueiros, cajueiros, mangueiras e cajaranas da Lagoa do Pabussu, a Semana da Árvore foi iniciada nesta quarta-feira (21/3) em Caucaia. A iniciativa da Prefeitura, por intermédio do Instituto do Meio Ambiente (Imac), resultou no plantio de 70 mudas de várias espécies, na distribuição de outras 200 e na soltura de mil peixes no espelho d’água. O ato marcou o lançamento do programa “Lagoa Limpa.”

Conforme o prefeito Naumi Amorim, a Lagoa do Pabussu será urbanizada para a população ocupar melhor o espaço. “As lagoas do Tabapuá, do Genipabu e outras serão também requalificadas para que as pessoas criem consciência da importância da preservação e usufruam desses locais”, disse o gestor.

A primeira-dama Erika Amorim destacou a vasta riqueza ambiental de Caucaia. “São muitas lagoas e uma vegetação grande. É preciso desenvolver esta consciência de plantar árvores ao redor das lagoas e dos leitos dos rios tendo a sensibilidade de não jogar lixo em áreas públicas. Devemos cuidar e preservar. No futuro podemos ter um mundo melhor.”

Presidente do Imac, Hugo Pontes definiu a atividade como relevante devido à importância que a vegetação tem para a qualidade de vida humana. “Árvore é vida, água é vida e o meio ambiente clama que nós possamos pensar algo para melhorar a situação do nosso ecossistema. Isso é o início de uma grande caminhada que temos a fazer”, ressaltou.

Moradora do bairro Açude, a estudante Maria Íris Freitas de Sousa considera importante a comemoração da Semana da Árvore para conscientizar quanto aos malefícios do desmatamento. “As comunidades que destroem as plantas deveriam respeitar e cuidar do meio ambiente. Porque ele é vida e muito importante para todos.”

A também estudante Isabel Cristina Braga de Oliveira mora no Novo Pabussu e acredita que a celebração da Semana da Árvore chama a atenção das pessoas que não respeitam a natureza. “Espero que os cidadãos tenham consciência de não destruir a natureza, ter mais responsabilidade para desta forma os animais não serem extintos. Cada árvore plantada representa uma união.”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA ÁRVORE EM CAUCAIA.
Entrega de material informativo no Parque Botânico
Quando: quarta-feira (22/3) e quinta-feira (23/3)
Onde: Parque Botânico do Ceará, localizado na CE 090, S/N, Itambé.

Encerramento
III Corrida pela Natureza
Quando: às 7 horas do domingo (25/3)
Onde: Parque Botânico do Ceará, localizado na CE 090, S/N, Itambé.

Autor: Da redação com Ascom/ Foto: Ascom