Sem consenso, Reforma Política pode ficar só no troca-troca de partidos

383

A Reforma Política relatada pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) está em risco. Maior bancada na Câmara junto com o PT, o aliado PMDB não vai apoiar as medidas.

O líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que a lista flexível e o financiamento público exclusivo não têm respaldo da bancada. Para Cunha, só a ‘Janela’ passaria – uma permissão para que políticos troquem de partidos a um ano da eleição sem perder o mandato.

O impasse é que a chamada Janela não entrou no relatório. A ‘Janela’ pode aparecer em apresentação de destaque em plenário. O pacote entra em pauta dia 9 de Abril.

 

Com a antecipação do debate eleitoral e a aparição até agora de Marina Silva – que tenta fundar a Rede – Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma também em agenda de reeleição, muitos parlamentares sofrem assédio destes candidatos – com exceção da presidente – para entrar em seus partidos, o que só a ‘Janela’ permitirá se aprovada agora, com prazo final até Outubro deste ano, obedecendo ao calendário eleitoral.

Fontana propõe o fim de coligações em eleições proporcionais, coincidência de todas as eleições em única data e alteração da data de posse de presidente e governadores.

Pelo ouvido no Congresso nos últimos dias, só as coincidências de eleições e a mudança da data de posse encontram consenso.

 

PCdoB E A IMPRENSA

Passou quase despercebido, na noite de Quinta, o programa de TV do PCdoB, não fosse uma curiosa e rápida citação: Ao apresentar o foco do partido em cinco reformas, entrou na lista a “Reforma dos meios de comunicação”. Ou seja, aliado entrou na onda do PT de debate partidário – e não amplo e social – de regulamentação da imprensa. Logo depois do programa, na Quinta, a coluna contatou Rabelo, a assessoria prometeu retorno e silenciou. Outra curiosidade é que o partido comemora seus 90 anos – mas na verdade seriam os 90 do extinto PCB.

DOEU, VIU!? 

Ecoa entre aliados de Lula o tapa de luva da presidente Dilma, no reduto de Eduardo Campos, na visita que fez, sobre a pretensão presidencial dele: ‘Eu olho em cada um de vocês e vejo em cada rosto um pernambucano gigante, o companheiro Lula’.

CISCANDO.. 

Há indícios de que o PTB sob comando do senador Gim Argello pode abocanhar a nova Secretaria de Micro Empresas, caso o PSD desista da oferta do Planalto.

.. E LEILOANDO  

Com cenário indefinido, Kassab decidiu fazer o jogo político: leiloar o PSD em Dezembro, quando as pesquisas esquentam, para saber com quem vai em 2014.

BOLETIM MÉDICO 

Passa bem o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), após cirurgia que removeu hérnia inguinal no intestino, na Quinta. Amanhã ele desce em Natal para descansar. Na terça, enfrenta a Dor de Cabeça Feliciano

PERIGO REAL 

Uma cerimônia simples, rápida e com poucas autoridades lembrou na Câmara os dez anos da morte do juiz federal Alexandre Martins, assassinado por máfia capixaba. Hoje, segundo a Associação dos Juízes Federais, há dezenas de magistrados sob escolta – ou sem – todos ameaçados.

Com/Leandro Mazzini/Foto: ilustrada