Segurança disponibiliza atendimento online para o Disque Denúncia

738

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) quer ampliar o atendimento ao Disque Denúncia (0800.95.1000) e já disponibiliza o serviço online por meio do site www.sesp.rr.gov.br. A participação do cidadão com informações sobre atividades criminosas vem auxiliando a Polícia na elucidação de crimes.

De acordo com o chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOPS), Cláudio Vieira a intenção é facilitar o acesso ao cidadão que dispõe de informações que podem ajudar a Polícia a esclarecer crimes no Estado que já tenham ocorrido, ou até mesmo que estejam ocorrendo, mas que a Polícia não tem conhecimento, como pontos de vendas de drogas, por exemplo.

Essas informações, explica, vinham sendo repassadas somente por telefone. Porém, muitas pessoas tem informar e serem identificadas. O chefe do CIOPS assegurou que é garantido o sigilo às pessoas que repassam informações por meio do telefone e também por e-mail.

“Queremos ampliar os serviços para atender o maior número de pessoas possíveis. Ao acessar o site da Secretaria de Segurança terá um link escrito CIOPS/Denúncia. O cidadão pode repassar as informações de forma anônima e lá ele terá a opção de assuntos, se é sugestão, crítica, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia. Entretanto o serviço continua sendo realizado também por telefone”, disse.

DENÚNCIAS – A maioria das informações repassadas anonimamente é referente à atuação do tráfico de drogas na cidade. De janeiro a abril deste ano foram registradas 686 ocorrências.

Em janeiro foram registradas 143 denúncias, sendo que as três principais são o tráfico de drogas com 101 denúncias; 16 locais de possíveis esconderijos de foragidos e 06 por maus tratos.

Em fevereiro foram 129 denúncias, sendo 80 por tráficos de drogas, 11 de foragidos e 08 por maus tratos.

Em março foram 231 denúncias, sendo 101 por tráfico, 29 de foragidos e dez de identificação de autores de roubos.

No mês de abril foram 183 denúncias, sendo 92 por tráfico de drogas, 15 de identificação de autores de roubos e 11 de foragidos.

Para o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, a ajuda da população no combate à criminalidade reflete nos índices de esclarecimentos de casos.

“O Disque Denúncia é uma arma importante em que o cidadão pode contribuir para o esclarecimento de crimes que possam estar ocorrendo em nosso Estado. Porém é importante esclarecer que nos casos emergenciais, o cidadão deve ligar para o número 190, o Disque Denúncia é somente para registro de casos que já ocorreram ou de situações de crimes que possam a vir ocorrer e o cidadão dispõe da informação para repassar ao Sistema de Segurança Pública”, disse.

Ascom:SESP-RR/foto: ilustrada