SEGURANÇA: 43% dos motoristas abordados nas operações “Salvando Vidas” e “Select” não tinham CNH

722

Operação Select e Salvando vidas 1 Fotos Dedso Machaddo (132)No último final de semana as operações “Select” e “Salvando Vidas” coordenado pelo Sistema de Segurança do Estado, intensificaram as fiscalizações nas ruas, bares e em postos de combustíveis de Boa Vista e ampliaram as trabalhos para os motéis e pousadas da cidade. Um dado considerado alarmante é o número de motoristas dirigindo na cidade sem Carteira Nacional de Habilitação. Dos 160 motoristas abordados, 69 não tinham CNH, um índice percentual de 43,12%.

A ação integrada conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito Urbano, Vigilância Sanitária do Município, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Finanças do Município e Conselho Tutelar.

A operação Select foi deflagrada na sexta-feira, 23 e sábado,  24 e no primeiro dias contou com o acompanhamento do secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares e o adjunto, Eduardo Wayner Santos Brasileiro. A ação percorreu 19 pontos diversos da capital, onde foram encontradas várias irregularidades.

O Núcleo de Diversões Pública (NPD) da Polícia Civil notificou 13 estabelecimentos comerciais entre pousadas, hotéis e motéis.

Dos 13 estabelecimentos, oito deles foram embargados por não ter nenhum documento para funcionar e, também por estarem sendo notificados pela segunda vez e não se regularizaram.

Foram encontrados usuários de drogas e adolescentes em pousadas distintas e encaminhados a Central de Flagrantes. Um posto de combustível foi embargado por estar vendendo bebida alcoólica após às 2 horas da madrugada.

Uma motocicleta com a placa adulterada foi apreendida e apresentada na Central de Flagrante I.

DETRAN – Mesmo com a intensificação dos trabalhos de fiscalização e distribuição de kits com material educativos em cada ação, as irregularidades no trânsito foram grandes. no último final de semana o Departamento Estadual de Trânsito distribuiu 130 kits educativos.

Durante a operação Select e Salvando Vidas, o Detran notificou 160 veículos e desses 69 foram apreendidos pelas mais diversas infrações cometidas pelos motoristas. A irregularidade campeã continua sendo a de pessoas dirigindo veículo sem ter a Carteira Nacional de Habilitação. Das 160 notificações, 69 foram por falta de CNH, um percentual de 43,12%.

O secretário de Segurança Pública, Amadeu Soares, destacou a importância da conscientização por parte dos motoristas. Ele explica que muitos acidentes ocorrem na cidade por causa da imperícia e imprudência dos motoristas e que poderiam ser evitadas.

“Uma pessoa que dirige veículo sem CNH pode causar acidentes, pois ela não é habilitada para dirigir, não teve aulas práticas e teóricas. É importante que as pessoas se legalizem. É importante alertar aos proprietários de veículos que não entreguem seus automóveis ou motocicletas a pessoas não habilitadas, pois podem ter problemas, uma vez que é prevista punição em Lei”, disse.