Secretário da STDS Josbertini Clementino participou de intercâmbio em Várzea Alegre

86

Várzea Alegre recebeu na sexta-feira, (09/03), a visita de Josbertini Clementino, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Social do Ceará. Ele participou do 1º Intercâmbio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, com o tema “Várzea Alegre – Combater o Trabalho Infantil é responsabilidade de todos”.

O evento da Assistência Social reuniu 27 municípios do Cariri e Centro Sul neste município. O prefeito Zé Helder (MDB), a primeira-dama Sônia Fortaleza, a secretária de Assistência Social, Laura Maria e a equipe do Governo Municipal recepcionaram os convidados no buffet Recanto da Lagoa.

Zé Helder disse que desde as suas primeiras gestões [2005 a 2008 e 2009 a 2012], tem direcionado atenção às crianças e adolescentes e nesta atual administração, a sua terceira à frente do município, essas ações são fortalecidas com diversas oficinas – Ballet, Karatê, aulas de violão, teatro e danças, entre outras. Todas essas atividades, segundo Pedro Roque, que coordena o PETI em Várzea Alegre, contribuem para o desenvolvimento social da criança e do adolescente.

Segundo Josbertini Clementino, o encontro que reuniu o Cariri e o Centro Sul em Várzea Alegre, teve apresentação de experiências de êxito nesta cidade que foram socializadas com os municípios participantes.

Ele explicou que o Ceará, tem, ano a ano, reduzido a situação de crianças e adolescente trabalhando. Josbertini acrescentou que crianças em situação de trabalho infantil, além do trabalho, muitas vezes são exploradas sexualmente, e isso deve ser combatido de forma veemente.

Josbertini destacou que estavam em Várzea Alegre também para fazer uma homenagem ao município porque aqui vem sendo feito um grande trabalho nesta área, uma grande parceria com as organizações da sociedade civil.

Josbertini Clementino ainda fez visitas à Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, à Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia (Casa Mãe) e à Associação Fênix, que trabalha com artesanato.

 Autor: Da redação com ascom/Foto: Augusto César