Secretária garante que todos os serviços de saúde estão sendo prestados à população de Barbalha

78

Todos os atendimentos estão sendo devidamente prestados à população de Barbalha. A garantia é da secretária de Saúde, Pollyanna Callou, acrescentando que não houve qualquer descontinuidade nos serviços da atenção básica no Município, que são prestados pelos 26 postos de saúde e pelo Centro Materno Infantil. Enfatiza, ainda, que o Hospital São Vicente faz parte da Rede de Urgência e Emergência e, portanto, continua recebendo pacientes que necessitem de pronto atendimento.

Os esclarecimentos da secretária de Saúde foram dados a partir de uma nota divulgada pela unidade hospitalar, informando a paralisação dos atendimentos. Segundo Pollyanna, isto ocorre desde outubro porque, na realidade, o Hospital São Vicente não é de atenção básica, mas de média e alta complexidade. Explicou que havia uma transferência de recursos há alguns anos e que, conforme a Portaria 3992/2017, do Ministério da Saúde, os recursos devem ser exclusivamente para a atenção básica. “Estamos apenas reparando um erro”, frisou.

Pollyanna Callou fez questão de dizer que a população de Barbalha pode ficar tranquila quanto ao atendimento que deve ser prestado pelo Município na área da atenção básica de saúde. Reforçou que urgência e emergência continuam sendo atendidas pelo Hospital São Vicente, como por exemplo, nos casos de uma gestante que apresenta sangramento ou de uma criança em estado febril. “O Hospital recebe recursos exclusivos para o pronto atendimento. Isto é indiscutível”, concluiu a secretária.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ilustrada