Secretaria de Saúde de Várzea Alegre divulga ações para o Outubro Rosa 2018

123

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informou nesta manhã de quarta-feira, (03/10), que já está em desenvolvimento no município a campanha Outubro Rosa, que este ano centraliza as ações no combate ao câncer de mama, que tem grande incidência entre as mulheres de idades variadas.

Embora os avanços, o tratamento e todos os cuidados com a saúde da mulher, o câncer de mama representa um desafio que deve ser combatido com informação e devido tratamento.

Segundo Ivo Leal, quando a doença é descoberta precocemente, fica mais fácil tratar e curar. Por esta razão, a campanha busca levar mais informações para que as mulheres tenham atenção, fazendo os exames necessários.

Como ação que visa auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, Ivo Leal, disse que, até o final de outubro, será realizado na rede pública municipal de saúde um mutirão de ultrassonografia mamária para atender a 240 mulheres que já estão com estes exames agendados.

Outra iniciativa vem por meio da propaganda. No arco do mirante do Parque Cívico São Raimundo Nonato, foi colocado um grande laço cor de rosa com iluminação em alusão à campanha.

Ainda estão na programação, atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde sobre prevenção do câncer ginecológico, realização de exames de prevenção do câncer de colo de útero e roda de conversa com adolescentes sobre saúde da mulher, com troca de conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção das ISTs e prevenção do câncer ginecológico.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Pedro Renan