Secretaria de Desenvolvimento Agrário acompanhou distribuição de Sementes do Hora de Plantar

161

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre participou no período de 02 a 08 de janeiro de 2019 da entrega de sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, que é coordenado pelo escritório da EMATERCE, neste município.

A Secretaria participou efetivamente da distribuição de sementes com a presença dos técnicos Tarcísio Simião e Estevão Azevedo. Também acompanharam a entrega das sementes o subsecretario de Desenvolvimento Agrário, Cícero Izidório, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Lausaro Bezerra, com os diretores Ciete Bezerra e Francisco Dantas.

Para a secretária de Desenvolvimento Agrário do município, Menésia Simião, a distribuição das sementes este ano atendeu pedido dos agricultores que reivindicaram que fossem entregues no início do mês de janeiro. “Está é uma política eficaz que ao longo dos anos vem ajudando o agricultor familiar no aumento da produção por área plantada. Uma boa produção parte do princípio de um plantio com sementes de qualidade” – Afirmou Menésia.

Evilário José – gerente da Ematerce, agradeceu a parceria de todos, desejou que o inverno seja satisfatório para uma boa safra e que as sementes que são selecionadas são de boa germinação. “Essas sementes podem ajudar no aumento de produção agrícola local” – disse.

Para Várzea Alegre, o Programa Hora de Plantar destinou 18.650 kg de sementes, sendo 17.950 kg de milho híbrido, 500 kg de sorgo forrageiro e 200kg de feijão, beneficiando 1.270 agricultores. Foram 6.610 kg menos sementes em relação ao ano passado. Para enviar para Várzea Alegre menos sementes em relação à quantidade do ano passado, o Governo do Estado justificou contenção de despesas.

Com relação aos agricultores com acesso às sementes neste ano eles estão devidamente cadastrados no programa, receberam sementes na safra anterior e pagaram seus boletos referentes às sementes de feijão e sorgo, já que o milho foi dispensado de pagamento. Todos os agricultores beneficiados participaram da Reunião de Demanda, realizada de 07 a 15 de maio de 2018, nas sedes dos distritos e sítios estratégicos da Sede Rural.

A dispensa de pagamento das sementes de milho recebidas na safra passada (em Janeiro de 2018), se deu por conta de o Técnico da Ematerce, Pedro Alves Bezerra, notar em suas visitas de campo, na Prestação de Assistência Técnica aos agricultores, problemas no desenvolvimento da cultura, com falhas na germinação e o surgimento de manchas amareladas nas folhas, que não se comparavam com nenhuma doença ou deficiência conhecida da cultura. Isso ocasionou uma investigação por parte do técnico, que mobilizou a diretoria da Ematerce, até o ponto de vir a Várzea Alegre, uma comissão de Fortaleza. Esse trabalho culminou com a dispensa do pagamento das sementes de milho beneficiando 1.228 agricultores com um total de 22.310 kg, equivalente a R$ 44.062,25.

Com relação a novos cadastros ou atualização de cadastros antigos para o Hora de Plantar, os agricultores serão atendidos na Ematerce até sexta-feira, 18 de janeiro e devem levar xerox dos documentos pessoais do casal, da terra e do patrão.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação