Secretaria começa a formar banco de mediadores para programa federal

152

A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu até esta segunda-feira (4/2) documentação para a seleção simplificada de voluntários para formação de banco de mediadores da aprendizagem e facilitadores do programa “Novo Mais Educação.”

O preenchimento das vagas se dará de acordo com a demanda surgida nas unidades escolares, mediante o repasse de recursos do programa, que é do Governo Federal. Foram 994 candidatos inscritos para as 71 escolas.

Os mediadores selecionados serão responsáveis pela realização de atividades de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. Os facilitadores, por sua vez, atuarão com atividades de livre escolha nas áreas de artes, lazer, esporte e cultura.

O programa atende alunos nas turmas de terceiro a nono ano do Ensino Fundamental com o objetivo de melhorar a aprendizagem por meio da ampliação da jornada escolar mediante complementação da carga horária. A implementação do programa se dará no contraturno dos alunos por um período de 15 horas semanais nas unidades escolares urbanas e rurais.

Os principais objetivos são: ampliar o letramento e desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, por meio de acompanhamento pedagógico específico; reduzir o abandono, a reprovação e a distorção idade/série; ampliar o período de permanência dos alunos na escola; e melhorar os resultados da aprendizagem.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Ascom