Sarau e intervenção em avenida fecham a II Semana Caimbé de Poesia

477

Um sarau na noite desta sexta-feira (22) e uma intervenção no domingo (24) marcam o encerramento da programação da II Semana Caimbé de Poesia, realizada pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé em Boa Vista desde 14 de março, Dia Nacional da Poesia.

A programação de sexta começa com mais uma edição do Sarau DoQuintal, parceria do Coletivo Caimbé com o Estúdio Parixara para comemorar as passagens dos dias nacional e internacional (21) da poesia e da mulher. Para tanto foram especialmente convidadas as poetas e declamadoras Eli Macuxi, Vânia Coelho, Adília Quintelas e Zanny Adairalba, integrante do Caimbé.

 

O sarau tem entrada franca e começa às 20h, no Espaço Cultural DoQuintal, Av. Presidente Castelo Branco, 2.266, São Vicente, na quadra entre as avenidas Ville Roy e Mucajaí. Haverá também montagem de varal colaborativo, venda de livros de autores locais e exposição dos banners poéticos da série Curt@s Histórias e Poesias, do escritor Edgar Borges, outro componente do Coletivo Caimbé. Além disso, o microfone será aberto a qualquer pessoa que queira declamar ou cantar.

 

A II Semana Caimbé de Poesia será encerrada na manhã do domingo 24 de março, com uma intervenção litero-poética no Feirão do Garimpeiro, que funciona na avenida Ataíde Teive. A proposta do grupo é, das 9h às 11h, levar poesia e literatura naquele espaço da zona oeste de Boa Vista, divulgando a produção dos autores roraimenses em um dos lugares mais movimentados da cidade aos finais de semana.

 

DIAS DE POESIA – A Semana Caimbé de Poesia começou na quinta-feira passada (14) com o lançamento da coleção de cordéis Bota pra Ler, escrita por Zanny Adairalba, e um sarau com a participação de cordelistas, poetas e declamadores na Livraria Saber. Zanny fez no domingo uma sessão de autógrafos dos cordéis na Tapiocaria Cangaço e na terça, em parceria com o Coletivo Canoa Cultural, ministrou uma oficina de produção de literatura de cordel para alunos da escola São José.

 

“A semana foi criada para destacar a produção literária em nossa cidade, divulgando autores e obras, facilitando o encontro de escritores com o público e, acima de tudo, permitindo que encontremos amigos e parceiros de nossa jornada artística”, explica Edgar Borges, coordenador das atividades.

 

O Coletivo Arteliteratura Caimbé comemora em março quatro anos de atividades, todas registradas no blog www.caimbe.blogspot.com.br. Sua primeira ação foi comemorar a passagem do Dia Nacional da Poesia em 2009. Desde então fez trabalhos em Roraima, Pernambuco, Alagoas, Amapá e Rio de Janeiro, sempre buscando parcerias com outros grupos, empresas e instituições que militam e apoiam o fortalecimento da cultura literária. Nesta semana, os parceiros foram a Livraria Saber, a Tapiocaria Cangaço, o Estúdio Parixara e o Coletivo Canoa Cultural.

Ascom/O Coletivo Arteliteratura Caimbé