Roraima grita “vem pras ruas” e manifestantes invadem ALE/RR

577

Protesto se espalhou pelo centro de Boa Vista

A violenta repressão da PM em São Paulo parece que conseguiu atiçar os protestos populares em todo o país.

Em Boa Vista cerca de mil e trezentos manifestantes, participaram da manifestação.

A concentração aconteceu na praça das águas, em seguida os manifestantes marcharam pela avenida Ene Garcez em direção a Assembleia Legislativa de Roraima-ALE/RR, o palácio Senador Hélio Campos e ao Boa Vista junina na praça do centro cívico.

Cartazes, palavras de ordem, hino nacional, refrões de musicas e muita correria marcaram o primeiro dia de protesto, de acordo com os lideres o manifesto se estenderá até sábado (22/06), os manifestantes não pouparam os políticos, os mais citados negativamente, foram os deputados estaduais Mecias de Jesus (PRB) e Jânio Xingu (PSL), outro político veterano que teve seu nome achincalhado foi o senador Romero Juca (PMDB).

 Veja trecho dos xingamentos

Ei Xingu vai tomar no c….

Ei Mecias vai tomar no c…..

Ei Jucá para de roubar

Governo ladrão merece a prisão

ALE/RR

Na primeira tentativa de invadir a ALE/RR, os manifestante foram barracos por cinco PMs da cavalaria, eles foram para o palácio, lá alem dos disciplinadores a cavalaria acompanhava os manifestantes, por 15 minutos, em seguida numa manobra espetacular os jovens manifestante voltaram para a ALE/RR, numa desabalada carreira evitando a barreira da cavalaria cerca de 100 manifestantes adentraram até a recepção da ALE/RR.

 A manifestação ficou concentrada em frente à Assembleia legislativa de Roraima, interditaram a passagem de veículos sentando-se na avenida enfrente a ALE-RR.

Os manifestante subiram no tablado construído pela prefeitura para apresentação das quadrilhas juninas do Boa Vista junina 2013. Os jovens pedem mudanças, “estamos aqui por causa da insatisfação com a corrupção e o mau uso do dinheiro público. Isso é uma revolta que devia ter acontecido há muito tempo”, disse Janderson Mesquita.

Protesto em 12 capitais

Balanço parcial indica que pelo menos 12 capitais participam das mobilizações desta segunda-feira – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Vitória, Maceió, Belém e nesta terça-feira (18/06) Boa Vista.

Durante o protesto a polícia não foi omissa. “A nossa preocupação maior é que não houvesse por parte da Polícia Militar qualquer exacerbação com uso de força contra manifestantes ou população civil. Ninguém sofreu uma lesão que pudesse alegar falta de ação da Polícia Militar” disse a PM.

Autor/Rogério Ribeiro/Fotos: Yan Renato