RIS Multiprofissional: Caucaia recebe profissionais residentes em 3 ênfases

231

O secretário de saúde Moacir Soares, havia revelado sua pretensão em fazer da saúde pública do município uma referência a nível nacional, disse ser importante aumentar o número de profissionais e colegas imbuídos na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), “A RIS é reconhecida nacional e internacionalmente na formação de profissionais de saúde” destacou Soares.

RIS Multiprofissional

A Residência Multiprofissional em Saúde é uma Pós-graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias não médica que integram a área de saúde. Trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.


Em Caucaia nós teremos o privilégio de receber profissionais residentes em 3 ênfases:

Saúde da família e Comunidade: Serão 7 residentes, sendo: 02 enfermeiros, 01 dentista, 01 nutricionista, 01 assistente social, 01 psicólogo e 01 fisioterapeuta.

Saúde Mental Coletiva: Serão 5, sendo 01 enfermeiro, 01 TO, 01 psicólogo, 01 ed. Físico e 01 assistente social. Esses ocuparão toda a rede da SM ( CAPS Geral, AD, infantil e também em alguns momentos e comunidades local.

Saúde Coletiva: Essa conta com 02 (dois) e ambos ficarão na própria SSM nos mais cariados setores administrativo do nível central aprendendo os processos com os coordenadores e gerentes.

Duração

A RIS terá duração de 02 anos, será iniciada no dia 26 de março 2018, e seu término será em 31 de março de 2020. Os residentes terão uma carga horária bem intensa no serviço de 60 horas semanais e seus campos de atuações serão distribuídos de acordo com as ênfases.

Autor: Da redação com ascom/Foto: divulgação