Reunião debate projeto de Universalização do Sistema de Esgotamento Sanitário em Caucaia

276

O prefeito Naumi Amorim recebeu nesta quarta-feira (14/8) o Assessor de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, para discutir o projeto de Universalização do Sistema de Esgotamento Sanitário no município. A reunião também contou com a presença de técnicos da Companhia e vereadores municipais.

O projeto apresentado pela companhia estatal é na casa dos R$ 600 milhões. “Nossa gestão tem pleno interesse em estreitar os laços com a Cagece no intuito de melhorar os índices de cobertura de Caucaia. Se for pra garantir melhorias para o município, estaremos de portas abertas”, pontua Naumi Amorim. Atualmente, Caucaia conta com 97,28% de cobertura da rede de água e 46,73% de cobertura da rede de esgoto.

“Caucaia passou um tempo muito longo de estagnação. Esse projeto que a Cagece está apresentando, em nome do Estado, é um interesse de investimento alto, que vai ajudar a corrigir vários problemas que atualmente são realidade no município, realidade muito bem conhecida pelos vereadores. A gente entende essas insatisfações e queremos corrigir isso”, enfatiza Nelson Martins, pontuando a necessidade de renovação do Contrato de Delegação de Serviços Públicos de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água no município, que permite a execução dos serviços da estatal no município.

De acordo com o presidente da Cagece, “Caucaia sempre está no planejamento da Companhia”. “A cobertura de água em Caucaia é praticamente universalizada. Estamos trabalhando para aumentar os índices do esgoto. O Governo quer cobertura de esgoto em todos os municípios da região metropolitana e estamos aqui pra dar mais um passo em direção à essa realidade”, pontuou Neuri Freitas. Na ocasião, o presidente apresentou projetos e investimentos em execução em Caucaia. No município, entre 2015 e 2019, a Companhia investiu mais de R$ 12 milhões no que tange melhorias no abastecimento de água e esgoto.

Um novo encontro com a Cagece será realizado na próxima semana para alinhamento com os vereadores do município, onde a Companhia apresentará mais detalhes da execução do projeto.

Participaram da reunião os vereadores Natécia Campos, Pastor Dalmácio, Mersinho, Irenilde Fortunato, Dimas, Léo do Zé Almir, Fernando do Picuí, Fábio Herlândio, Enéas Góes, Pastor João Andrade, Ratinho Cabral, Germana Sales, Lauro Arruda, Ricardo Cordeiro, Weibe Tapeba e Kiko do Cazuza.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom