Quintal Produtivo: Prefeitura de Caucaia desenvolve projeto piloto

216

Quintal Produtivo: Prefeitura de Caucaia desenvolve projeto piloto

O projeto tem grande importância e estimula a auto sustentabilidade da subsistência familiar

A prefeitura de Caucaia através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca desenvolve projeto piloto que incentiva a criação de galinha caipira, peixe tilápia, e  produção de hortas. Trata-se do projeto “Quintal Produtivo” que está em fase de teste, na localidade de Matões e tem expectativa de ser executado ainda no primeiro trimestre de 2018. Com o projeto, deverão ser beneficiadas 200 famílias de agricultores em várias regiões do município. No projeto piloto, instalado nos Matões, os agricultores receberam capacitação técnica da secretaria municipal de agricultura.

 Fase experimental

O projeto, em fase experimental, consiste na construção de tanque revestido por lona impermeável com uma profundidade de dois metros, dez metros de extensão e três metros laterais para suporte de 60 metros cúbicos de água, com objetivo exclusivo de criação da tilápia.

Segundo o secretário da Agricultura, Samuel Ferreira, a ideia é criar peixe nos quintais das residências dos agricultores. “Para oxigenação dos tanques a água é reaproveitada na cultura das hortas. Paralelamente a atividade de criação de galinha caipira é incentivada para agregar outra possível fonte de renda”, explica o secretário que acrescentou “ O projeto tem grande importância porque estimula a auto sustentabilidade da subsistência familiar e o ciclo econômico de renda que gera no município beneficiando diretamente o pequeno produtor” destacou Samuel Ferreira.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom