Projeto para fortalecer Atenção Primária ganha reforço em Caucaia

369

Na manhã desta sexta-feira (4/5) a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu reunião para discutir um importante reforço no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do município. Em pauta, a estruturação de uma frente de apoio às unidades-modelo.

Seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) vêm servindo, desde outubro de 2017, de embriões para um projeto de planificação que deverá ser estendido a todos os postos do município. Na prática, as UBSs estão sendo informatizadas e preparadas para simplificar a marcação de consultas e exames.

”Ao fomentar esse ousado movimento de modernização das unidades, nosso objetivo é fortalecer a Atenção Primária de Caucaia. Após validado nas seis unidades, o projeto será replicado em todas as demais”, afirma o secretário de Saúde Moacir Soares.

Com a reunião, além do grupo formado pelas coordenadoras distritais, as unidades-modelo ganham um reforço com turnos semanais de um apoiador. “Eles vão monitorar os planos de ação dos processos de trabalho e participar dos encontros sistemáticos dos grupos temáticos”, explica a coordenadora administrativa da Atenção Primária, Thiciany Castro.

As unidades já vêm alcançando resultados positivos. Três delas estão concorrendo ao Selo Bronze do Governo do Estado, por meio da avaliação do Qualifica APSUS.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom