Projeto MPF na Comunidade é lançado em Pacaraima com grande participação do público jovem

735

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) lançou ontem, dia 19 de março, no município de Pacaraima, o Projeto MPF na Comunidade. O lançamento ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Escola Casimiro de Abreu e contou com a participação de mais de 300 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. Estudantes do Município, integrantes da orquestra sinfônica, iniciaram o evento com a apresentação do Hino do Estado de Roraima e da música Neto do Nordeste, de autoria do cantor e compositor roraimense Eliakim Rufino.  Os procuradores da República Cinthia Gabriela Borges e Ricardo Gralha Massia conduziram a cerimônia do evento, apresentando o MPF na Comunidade aos presentes. A iniciativa teve por objetivo aproximar o Ministério Público das pessoas que vivem em comunidades distantes da sede do MPF, em Boa Vista, realizando atividades voltadas à educação e à conscientização sobre os direitos da população, além de permitir que o órgão conhecesse de perto as demandas locais e pudesse acelerar a solução de conflitos.

Durante o evento, o procurador da República Ricardo Gralha apresentou também o projeto Turminha do MPF, que objetiva estimular o exercício da cidadania e difundir, com linguagem, métodos e recursos didáticos, o papel do Ministério Público Federal entre crianças e adolescentes. Foram exibidos vídeos educativos e distribuídos gibis aos alunos do município de Pacaraima, além de roteiro pedagógico ao educador, com orientações sobre como trabalhar os temas da Turminha do MPF em sala de aula.

Após o encerramento da cerimônia de abertura, os procuradores da República fizeram uma visita ao Hospital de Pacaraima, para verificar a infraestrutura de atendimento de saúde. Já no período da tarde, os membros do MPF proferiram palestras sobre combate à corrupção e fortalecimento dos conselhos municipais, que tiveram a participação de lideranças comunitárias e representantes dos conselhos de Saúde e de Educação do município.

Também no turno vespertino, uma equipe de servidores do MPF realizou atendimento ao público, com o recebimento de denúncias e orientações à população sobre seus direitos. O objetivo do Ministério Público Federal é estender o projeto MPF na Comunidade para outros três municípios do Estado ainda este ano.

 

Victor Seabra Barbosa/Assessoria de Comunicação Social/ fotos: Nilsara Moraes/Ascom MPF