Projeto intitulado “saúde é nossa praça” de autoria do vereador Marcelo Batista é aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de Boa Vista

619

sessao cmbvVereador Marcelo Batista: “Queremos oferecer cidadania a população com esses serviços de atendimento a saúde na praça”

“Programa saúde é nossa praça” é o nome do Projeto de Lei nº. 018/2013 de autoria do vereador Marcelo Batista (PMN), aprovado em primeiro turno, por unanimidade entre os parlamentares presentes, em sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).  A matéria segue ainda para apreciação e votação em segundo turno com previsão para a próxima terça-feira, 27, no plenário da Casa.

De acordo com Marcelo, que preside a Comissão de Saúde, a intenção é levar a população boa-vistense os serviços básicos de atendimento a saúde, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, bem como estímulos para as práticas esportivas, entre outras ações voltadas a vida saudável. As mobilizações acontecerão periodicamente com base em um calendário anual com a realização de pelo menos duas ações de atendimentos ao mês nos bairros da capital. “É um trabalho bastante interessante que vai mudar os hábitos de vida dos nossos munícipes para melhor, incentivando os mesmos a sair do sedentarismo e praticar algum tipo de atividade física. Está comprovado que grande parte das pessoas que não fazem esportes estão mais sujeitas a contrair doenças”, explica.

Com relação aos demais atendimentos de serviço a saúde inclusos no programa, o vereador afirma que serão importantes para verificação do estado de saúde da população. “Muitas vezes a pessoa pode estar com a pressão alta e nem desconfiar, assim como outros problemas de saúde que podem ser acusados em um pequeno exame e com isso evitarmos que muitos acabem necessitando de ir a uma unidade de saúde em um momento de emergência”, explicou.

O parlamentar acredita na sensibilidade dos pares para aprovação da matéria em segundo turno, já que a mesma oferece justificativa plausível e que vem de encontro com os anseios da sociedade. “Estou buscando apoio junto aos colegas parlamentares para que aprovemos esse projeto e assim oferecermos mais cidadania a população, principalmente as famílias de baixa-renda”, enfatizou.

Ascom/Foto: CMBV