Projeto “Escrelendo” envolve 57 alunos da Escola Ormicinda Siebra Leite

41

A Secretaria de Educação de Várzea Alegre, desenvolve na Escola Ormicinda Siebra Leite, no bairro Varjota, o projeto de incentivo à leitura e à escrita “Escrelendo”, com alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Na tarde dessa quinta-feira, 22, foi encerrado mais um ciclo do projeto com a presença da comunidade escolar, envolvendo os alunos e suas famílias. O projeto Escrelendo teve início no ano de 2017. Cada ciclo dura seis meses. Essa 2ª edição do projeto e contou com a participação de 57 alunos, que escreveram 57 livros.

A diretora da escola, Nara Denyse, explicou que o projeto é de extensão. Começa no início do ano letivo. Todos os dias as crianças leem livros de sua escolha. Esse processo dura 6 meses. Os alunos levam um livro pra casa, passam uma semana com ele. Depois apresentam de forma bem criativa para os colegas. Após isso eles escrevem suas próprias histórias, digitam no computador, fazem as capas dos livros e mandam para uma gráfica. Na culminância eles entregam o livro à pessoa que eles escolheram pra dedicar.

A professora Janaísa Oliveira, escreveu em sua rede social, comentário sobre a importância do projeto no processo criativo e para a educação das futuras gerações. “Uma geração que não teve oportunidade contemplando outra que, por enquanto, tem. As lágrimas daqueles que são gratos a nós, nos impulsionam a continuar acreditando em uma educação de valores e de sonhos. Isso é o que nos faz continuar lutando, ainda que seja árduo o nosso trabalho”, disse.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Miguel Marcelo