Programa cria espaços sustentáveis em órgãos públicos municipais de Caucaia

250

O Núcleo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) está desenvolvendo um programa cujo objetivo é criar espaços sustentáveis nas sedes dos órgãos públicos. A ideia é fazer plantios de hortas com espécies medicinais para uma melhor oxigenação do ambiente, a exemplo do que já foi feito em algumas escolas da rede municipal de ensino.

Conforme a gerente do Núcleo, Márcia Ximenes, além do aspecto paisagístico – que deixa o ambiente mais atrativo – o programa é de “extrema importância porque sensibiliza os órgãos públicos para a reutilização de materiais e colabora com o resgate tradicional dos chás terapêuticos retirados do plantio da própria horta.”

As espécies medicinais utilizadas na execução da jardinagem são a corama, a erva doril e o boldo. Entretanto, também são utilizadas plantas ornamentais como o coração roxo, a vinca pendente, o flamboyant mirim, a roseira e o alfinete.

Nos espaços sustentáveis há ainda a preocupação com a reutilização de pneus e de pallets para auxiliar no procedimento paisagístico.

A nova sede da Procuradoria Geral do Município, localizada no Itambé, já conta com o espaço. Nesta semana, está em fase de execução o espaço da sede do Procon Municipal, localizado no Centro.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Ascom