Profissionais da Atenção Primária de Caucaia recebem capacitação

48

Desde a última segunda-feira (25/6), profissionais da Atenção Primária de Caucaia participam da 2ª Capacitação Complementar Estadual em Estratificação de Risco e Manejo Clínico em Saúde Mental. Promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a formação tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é parte do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará).

No evento, foram debatidas a importância dos cuidados nos territórios, a necessidade da atuação no campo da APS e a articulação deste cuidado de forma intersetorial, além de estratégias de cuidados psicossociais.

Entre os assuntos abordados, destacam-se os manejos adequados em situações como depressão, suicídio, dependência química e intervenções psicossociais, com o suporte do Mental Health Gap Action Programme, um manual de intervenção em neurologia, transtornos mentais e outros transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas nos serviços de atenção à saúde não especializados.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Malbia Rolim, o município participou tanto na condição de participante como de facilitador da oficina. “Foi mais um momento de capacitação e, acima de tudo, sensibilização e empoderamento para os manejos dos casos de sofrimento psíquico, que se apresentam rotineiramente nas nossas práticas assistenciais”, destaca.

A formação, encerrada nesta quarta-feira (27/6), envolveu cerca de 20 servidores de Caucaia, entre enfermeiros, médicos e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação