Primeira-dama Eliane Braz participa de atividades da Semana do Bebê em Iguatu

176

O tema deste ano “Para uma Primeira Infância Protegida” tem o propósito de levantar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê.

A prefeitura de Iguatu, através da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Hospital Regional de Iguatu e a Atenção Primária dedica esta semana para chamar a atenção para os cuidados com a primeira infância com atividades voltadas à Saúde do Recém Nascido. A Primeira-dama e secretária da Assistência Social, Eliane Braz, vem prestigiando a semana do bebê que teve início dia 23 e vai até sexta-feira (27/10).

Para Eliane Braz a Semana do Bebê acontece para chamar a atenção da sociedade quanto aos cuidados que todos nós devemos ter com a primeira infância “Trabalhos como esses buscam assegurar, por meio de políticas públicas, os direitos a uma infância de qualidade através de importantes metodologias de mobilização junto à sociedade em prol dessa proteção” pontuou a primeira dama.

De acordo com o secretário de saúde, Marcelo Sobreira, “Todas as unidades de saúde estão mobilizadas, porque entendemos que os cuidados com os bebês começam mesmo antes do nascimento, com a mãe indo à unidade para fazer o pré-natal garantindo que ela tenha um bom parto e depois vem o acolhimento dessa mãezinha e do bebê” explicou o secretário.

Unicef

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Unicef junto com todos os municípios do Brasil para que haja uma mobilização com relação à saúde do bebê, no sentido de garantir um desenvolvimento saudável dessa criança.

Estratégias

A ideia principal é desenvolver estratégias para uma atenção de excelência à criança, garantindo uma primeira infância saudável e segura, com diversas atividades desenvolvidas com o objetivo de contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, elaborando informações e realizando ações que contribuem para a saúde, a alimentação, a educação e o desenvolvimento da primeira infância.

Programação ampla

A programação, que acontece em todo o município, inclui palestras, oficinas, orientações, atividades lúdicas com as crianças, entre outras ações. O evento de abertura aconteceu nesta segunda-feira, no Hospital Regional de Iguatu. Dentro da programação elaborada, a Secretaria da Saúde promoveu ainda a Semana Especial do Bebê, com ações e cuidados aos recém-nascidos do distrito de Alencar.

O evento

Um dos atos representativos que marcou o evento foi à condecoração do Bebê Prefeito, primeiro bebê nascido nesta semana de parto normal que está em aleitamento materno exclusivo. Ele recebe, de maneira simbólica, a chave da cidade. Haverá também a escolha do Bebê Modelo, o eleito será aquele que recebe os melhores cuidados por parte da família.

Autor: Rogério Ribeiro com Ascom/Foto: Ascom