Prefeitura inicia trabalho de prevenção em pontos críticos de alagamentos

638

_13-02-2014Com a proximidade do inverno, a Prefeitura de Boa Vista antecipa os trabalhos de prevenção nos pontos de alagamentos da cidade para reduzir os transtornos ocasionados pela chuva. As ações preventivas fazem parte do Plano Contingencial para Medidas Urgentes em Áreas Críticas de Alagamentos, elaborado em parceira com a Defesa Civil.    Conforme informações levantadas pelo Plano Contingencial, 60% dos alagamentos são causados por causa do lixo jogado nas ruas que entope as galerias fluviais. Por isso, o trabalho preventivo será direcionado para limpeza e desobstrução de bueiros nas áreas consideradas críticas.

“Peço a ajuda da população para colaborar em manter a nossa cidade limpa. Além do trabalho feito pelas equipes de limpeza nos bairros, vamos contar agora com uma ação específica nestes pontos críticos de alagamentos. Estamos nos antecipando para amenizar os problemas provocados pela chuva”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

O serviço será intensificado com limpeza na tubulação de drenagem, desobstrução de boca de lobo, caixa coletora de águas fluviais, poço de visita. As valas e as passagens de drenagens serão limpas constantemente.

De acordo com o secretario adjunto municipal de Obras, Ubirajara Magalhães, no inverno do ano passado foram recolhidos vários entulhos como geladeira, sofás, colchão e outros objetos, na linha de drenagem. “Todo esse material jogado nas ruas afeta a rotina de uma cidade no período das chuvas”, disse.

Nesta semana as equipes iniciaram o serviço num dos pontos de alagamento do bairro Alvorada. Foi realizada a limpeza da vala que corta a avenida Ataíde Teive, segundo o morador Edmundo Barbosa, é comum as pessoas jogarem lixo no local. “Me sinto prejudicado porque minha casa fica ao lado desta vala. E as pessoas precisam zelar pela limpeza. A prefeitura cuida mas os moradores tem que contribuir”, ressaltou.