Prefeitura formaliza parceria para atender pacientes do Hospital da Criança

502

Para garantir o bom atendimento aos pacientes em tratamento no Hospital da Criança Santo Antônio, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita formalizou uma parceria com o Corpo de Bombeiros que disponibilizou uma ambulância para os serviços de transporte e remoção de pacientes da Unidade.

 

A parceria faz parte do conjunto de medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura para evitar a suspensão de serviços e proporcionar qualidade no atendimento aos pacientes internados no Hospital. A ambulância do Corpo de Bombeiros já está à disposição do Município desde quinta-feira (21), atendendo especificamente, os pacientes que precisam sair da unidade para realizar exames em clínicas e unidades conveniadas ou parceiras.

 

Desde que foi inaugurado, o Hospital da Criança conta apenas com uma ambulância para o transporte de pacientes em tratamento. O veículo encontra-se parado desde 2010, devido a problemas mecânicos e falta de manutenção. Ao tomar conhecimento da situação, a prefeita autorizou a abertura de um processo para aquisição de uma nova ambulância que atenderá as necessidades das crianças em tratamento.

 

“Na saúde, enfrentamos a situação mais crítica de toda a gestão. A condição em que encontramos o Hospital, e também as nossas unidades básicas, é tão caótica que nossa única alternativa para resolver o problema foi decretar o estado de emergência. Agora, estamos trabalhando para solucionar esses problemas. A parceria com o Corpo de Bombeiros será fundamental para proporcionar qualidade no atendimento aos nossos pacientes até a chegada do novo veículo”, explicou Teresa.

 

A prefeita destacou que já garantiu R$ 2,4 milhões que serão empregados na reforma emergencial do Hospital. A Prefeitura também está trabalhando junto ao Ministério da Saúde, para regularizar a obra do bloco H, permitindo a ampliação da capacidade de atendimento. “Estamos adotando todas as medidas possíveis e legais que nos permitam melhorar o atendimento à população”, reafirmou.

 

Mesmo sem a ambulância, o serviço de remoção dos pacientes não foi paralisado. Conforme explicou o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes, esse procedimento estava sendo realizado de maneira precária, com a utilização de um carro de passeio, único veículo em condições de uso do Hospital. “A utilização da ambulância cedida pelo Corpo de Bombeiro é fundamental para oferecermos as condições necessárias à remoção dos nossos pacientes, realizando esse procedimento com o conforto e com a estrutura ideal para esse tipo de serviço”, disse.

 

A ambulância cedida pelo Corpo de Bombeiros fica à disposição do Município para o transporte de pacientes. As situações emergenciais continuam sendo atendidas pelas unidades do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo de Bombeiros, no telefone 193. Em casos de situações graves envolvendo pacientes pediátricos, os mesmos são encaminhados para o atendimento emergencial do Hospital da Criança.

Ascom:PMBV/foto divulgação