Prefeitura divulga programação e plano operacional do Pré-Carnaval de Fortaleza 2019

52

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (01/01), na Praça do Ferreira, com Luxo da Aldeia e a Escola de Samba Paraíso do Tuiutí

“Liberdade que faz brilhar nossa alegria”. Com um tema cheio de significado, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulgou, nesta quarta-feira (30/01), as atrações e o plano operacional do Pré-Carnaval 2019. A programação pré-carnavalesca inicia nesta sexta-feira (01/02) e segue até o dia 24 de fevereiro.

Programação Pré-Carnaval 2019

Plano Operacional Pré-Carnaval 2019

O brilho do glitter e o batuque do tambor são motivos suficientes para que o fortalezense ocupe às ruas da Cidade com alegria e liberdade. O carnaval é o melhor período para que isso aconteça, de forma integrada, unindo todos os povos em todos os cantos da cidade. Os homenageados do Ciclo Carnavalesco 2019 também são sinônimos de ocupação e liberdade: os cearenses Tia Simoa, figura histórica na luta pela liberdade do povo negro cearense, e José Arnaud Silvério, fomentador cultural e um dos fundadores da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce).

“A Tia Simoa atuou na greve dos jangadeiros antes da luta contra a escravidão e era uma parte importante de articulação, junto com o Chico da Matilde, para a resistência negra no Ceará. O Arnaud é uma referência mais contemporânea que sempre defendeu a liberdade e a ocupação dos espaços públicos pelo carnaval”, explicou o secretário de cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva.

A Praça do Ferreira será o palco da abertura do Pré-Carnaval. Na sexta-feira (01/02), o pólo recebe o tradicional Bloco Luxo da Aldeia e a Escola de Samba Paraíso da Tuiuti. A agremiação foi vice campeã no carnaval de 2018 do Rio de Janeiro e este ano, tem como enredo um ícone do folclore cearense, o bode Iô Iô.

Neste ano, um novo espaço recebe a programação de pré-carnaval, o Polo dos Queijos, no Bar Raimundo do Queijo, no Centro. A festa continua nos tradicionais polos da Praça do Ferreira, do Mercado dos Pinhões, do Mercado da Aerolândia, da Mocinha, do Passeio Público e do Benfica. Em 2019, o Polo do Aterrinho dá lugar ao Polo do Aterro da Praia de Iracema, oferecendo um espaço ainda maior para o conforto dos brincantes. Outra novidade desta edição é o Polo dos Tremembés.

“A Travessa Crato entra no corredor da folia como parte da política de valorização do Centro da Cidade. Também tivemos um cuidado maior com a Praia de Iracema. O pólo é um dos mais procurados e distribuímos melhor a festa para facilitar o ir e vir das pessoas”, destacou Gilvan.

Além do edital deste ano, que contempla 56 blocos de rua, totalizando cerca de R$ 550 mil de suporte financeiro, a Prefeitura de Fortaleza também apoia 42 artistas credenciados por meio de chamamento público. Rodrigo Ferreira, do Coletivo As Travestidas, já faz parte da programação oficial há três anos. Para o artista, também conhecido como Mulher Barbada, o período se fortaleceu nos últimos seis anos, como festa também de resistência.

“A Cidade desperta a cada ano para que as pessoas conheçam e frequentem novos espaços. Temos uma festa cada vez mais cearense, voltada para o nosso povo e temos que continuar nessa política de valorização porque também é uma forma de resistir e ocupar o que é nosso”, disse.

Outro incentivo público para a realização da festa carnavalesca é o Edital de Apoio ao Carnaval da Domingos Olímpio, que contempla 37 agremiações de Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões, em um total de R$ 915.995,00.

Equipamentos da Prefeitura de Fortaleza também receberão programação carnavalesca gratuita. São eles: Vila das Artes, Rede Cuca (Barra, Mondubim e Jangurussu), Teatro São José, Biblioteca Herbênia Gurgel, Biblioteca Cristina Poeta e Horto Florestal Municipal Falconete Fialho.

O Ciclo Carnavalesco 2019 é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio oficial da Skol.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom Thiago Gaspar