Prefeitura de Caucaia viabiliza 500 agricultores a contratarem linhas de crédito

218

Por intermédio do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, 500 agricultores de Caucaia estão aptos a contratar linhas de crédito com instituições bancárias. Parte delas foi fechada em edições da Feira de Agricultura Familiar.

O financiamento é destinado a vários projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Este crédito abre oportunidades para a agricultura familiar no nosso município. Ganham os trabalhadores e ganha toda população, que poderá adquirir produtos de qualidade, produzido e gerando renda dentro de Caucaia”, avalia o secretário Samuel Ferreira Lima.

Há linhas de financiamento que visam o beneficiamento, o processamento e a comercialização da produção agropecuária, de produtos florestais e do extrativismo, ou de produtos artesanais e a exploração de turismo rural.

Outra linha é voltada para investimentos dos sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento.

Para projetos em áreas secas, há crédito focado na sustentabilidade dos agroecossistemas, priorizando infraestrutura hídrica e implantação, ampliação, recuperação ou modernização das demais infraestruturas, inclusive aquelas relacionadas com projetos de produção e serviços agropecuários e não agropecuários, de acordo com a realidade das famílias agricultoras.

Já para os agricultores e suas cooperativas ou associações há uma linha que financia as necessidades de custeio do beneficiamento e industrialização da produção própria e/ou de terceiros.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom