Prefeitura de Caucaia realiza novo levantamento de índice de infestação

157

Com o período chuvoso, o acúmulo de água parada em alguns lugares se torna preocupante, visto que aumenta a vulnerabilidade da proliferação do Aedes aegypti, causador de arboviroses como a dengue, zika e chicungunha. No período de 6 a 10 de maio, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o segundo Levantamento de Índice Rápido (Lira) em 41 bairros da área urbana do município.

Distribuídos em 14 estratos de localidades, as inspeções devem alcançar 6.021 prédios com a participação de 90 agentes de combate as endemias. “O Lira é realizado por amostragem, assim os quarteirões são sorteados, e a inspeção é realizada em 20% dos imóveis existentes no perímetro”, explica o coordenador de Endemias e Zoonoses da SMS, Pires Sousa.

O Lira possibilita mapear os bairros, quadras e imóveis de risco. A metodologia do arquivo identifica onde estão concentrados os focos do mosquito e os tipos de criadouros predominantes.

Conforme avalia o Ministério da Saúde os Índices de Infestação Predial (IIP) podem se classificar após os resultados do Lira da seguinte forma: Satisfatório <1, Alerta 1- 3,9 e Risco >3,9.

Autor: Da redação com ascom Foto: ascom