Prefeitura de Caucaia autoriza instalação de usina solar no distrito de Sítios Novos

220

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), autorizou a instalação de uma usina solar no distrito de Sítios Novos. Trata-se de um empreendimento inédito.

A carta de anuência já foi expedida, permitindo, assim, que o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) autorize o licenciamento em nome da empresa Lavras Geração de Energia Elétrica Ltda, que obteve aprovação do estudo e do relatório de impacto ambiental realizado na área do empreendimento. A licença para construção da usina será expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Só na fase de instalação, é estimada a geração de pelo menos 300 empregos. Conforme a pasta, o empreendimento terá 528 hectares e será formado por oito conjuntos de placas de captação de energia solar que terão potência total de 219,99 megawatts.

“Nós estamos falando de um projeto de porte internacional, de empresas internacionais, que vai abrir uma nova frente de geração de renda para o município. É uma tecnologia importante para a economia de Caucaia e para o meio ambiente, já que é limpa”, afirma o titular da Seplam, Daniel Cavalcante.

Conforme a Semace, os impactos ambientais calculados para a fase de instalação serão monitorados e mitigados. A área que será utilizada é praticamente desabitada. Tem apenas 12 famílias vivendo próximo ao local da obra. “Não haverá nenhuma interação do projeto com as unidades de conservação, bem como em comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas”, avalia a Semace.

 Autor; Da redação com ascom/Foto: ascom