Prefeitura de Amajari em parceria com a FUNAI faz entrega de prédio para atender 18 comunidades Indígenas

204

Um dia para ficar na história das comunidades Indígenas de Amajari, pela primeira vez no estado de Roraima, a FUNAI/RR, firma uma parceria dessas, destacaram os Tuxauas.

   Visando o melhor atendimento a população Indígena de Amajari, o prefeito Moacir Mota (PR), a Primeira Dama Gleice Mota, do Vice-Prefeito Diomedes Oliveira (PSB), entregaram a sede para a secretaria municipal de assuntos indígenas, localizada na Avenida Tepequém, centro. A solenidade contou com o coordenador regional da FUNAI/RR, André dos Santos Vasconcelos, da superintendente do IPHAN/RR, Monica Padilha, da presidente do Conselho Indígena de Roraima-CIR, Telma Marques, representantes das comunidades Indígenas, vereadores, secretários, lideranças entre outras autoridades.

Discursos

  “Duas autoridades juntas, isso demonstra o avanço do município, crescer de uma forma transparente, só assim começa o desenvolvimento, FUNAI junto com o governo municipal quebrando barreiras, essa união e esse apoio são muito importantes para as comunidades

“Esta sede é de suma importância para o município e para as comunidades Indígenas” disse o vice- prefeito Diomedes.

Para a primeira dama e secretária municipal de trabalho e proteção social-SEMTRAPS, Gleice Mota. “Essa realidade de hoje é muito importante para as comunidades Indígenas” destacou, na oportunidade lembrou. “O maior índice dos povos indígenas sem documentação é na região norte, com a entrega desta sede, as comunidades vão ser atendidas com mais comodidade e precisão, com isso vamos baixar este índice e ser referência no estado e na região norte” explicou.

Um dia para ficar na história das comunidades Indígenas de Amajari, pela primeira vez no estado de Roraima, a FUNAI/RR, firma uma parceria dessa, destacou os Tuxauas.

“Hoje é um dia especial para nós” disse a presidente da Câmara Municipal de Amajari, vereadora Natividade Vieira (PP).

“Somos parceiros do prefeito Moacir, essa sede vai dar mais contexto, para o município e principalmente para as comunidades Indígenas” disse o vereador Irmão Davi (PPS).

“Já era o dever de todos os prefeitos fazer isso, Amajari sai na frente, cobrem os direitos de vocês” disse o vereador Caboco (PP).

CIR

 A presidente do conselho Indígena de Roraima, Telma Marques “O CIR é parceiro da FUNAI e das comunidades, a prefeitura de Amajari está de parabéns por essa união” disse Telma.

FUNAI

O coordenador regional da FUNAI/RR, André dos Santos Vasconcelos, em loco vistoriou as dependências da sede onde funcionará a secretaria de assuntos Indígenas de Amajari, e destacou “È um excelente local, imaginava que seria uma coisa tímida, ta melhor que a minha sede” brincou Vasconcelos, continuou “A FUNAI vai dar todo apoio; com os móveis, um veículo e uma equipe, que vai  emitir documento para aqueles Índios que trabalham na atividade rural, essa declaração facilitará a aposentadoria junto ao INSS, na documentação civil também vamos atuar. Aqui também vai funcionar a coordenadoria local que atende também o município de Alto Alegre” destacou Vasconcelos. “A base e a sede vai ser aqui. Estou muito feliz em fortalecer o nosso trabalho com a prefeitura e a Câmara Municipal de Amajari” finalizou.

Prefeitura

  O prefeito Moacir Mota, lembrou dos primeiros dias de governo. “Todos sabem que vários papeis da prefeitura sumiram, a prefeitura estava inadimplente, estamos negociando para tirar o município desta situação, eu queria ter recurso para investir mais na saúde, educação infra-estrutura enfim fazer tudo que o município precisa. Temos secretários competentes e uma Câmara de Vereadores que trabalha, todos merecem respeito” explicou o prefeito. “Passadas as eleições, pensamos somente em governar para o progresso de Amajari, esquecendo as cores partidárias e levantando a bandeira do município; trabalhando em prol da comunidade, onde o maior beneficiado tem que ser o cidadão” destacou Mota. “Nós somos daqui a comunidade Indígena mora no meu coração, eu sou um legitimo Macuxi” disse Mota. Na oportunidade o prefeito Moacir Mota, lembrou do apoio dos deputados federais e do Senador Romero Juca (PMDB), em sua estadia em Brasília com o Vice-prefeito Diomedes Oliveira (PSB). “Estivemos com os deputados federais da bancada do estado, solicitando recursos para o município; na saúde, agricultura, piscicultura, esporte e lazer e para as comunidades Indígenas” finalizou Mota.

Tuxauas

 Um dia para ficar na história das comunidades Indígenas de Amajari, pela primeira vez no estado de Roraima, a FUNAI/RR, firma uma parceria dessas, destacou o Tuxaua Adelino da comunidade Araçá.

“Eu acredito que funciona deste jeito a FUNAI não é bicho Papão, essa união vai ajudar muito as comunidades Indígenas” destacou o Tuxaua Zé Grosso, da comunidade Leão de Ouro.

“O bom governante é aquele que trabalha para todos. Esse braço forte entre a prefeitura, a FUNAI e todas as comunidades em prol do Amajari” disse Divo Patrício, vice-Tuxaua da comunidade Mangueira.

Assessoria de comunicação do Prefeito de Amajari, Moacir Mota/Fotos:Adilson Sousa.