Prefeitura de Amajari e SENAR firma parceria para curso sobre inseminação artificial bovino

355

Prefeitura de Amajari e SENAR firma parceria para curso sobre inseminação artificial bovinoA prefeitura municipal de Amajari, em parceria com o SENAR/RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está realizando a Escola na Vida do Campo, na fazenda Santo Antônio, onde 15 alunos participam do curso de inseminação artificial bovino.

O prefeito de Amajari, Moacir Mota (PR), esteve pessoalmente participando das aulas praticas. “Sempre acreditei nessa modalidade tecnológica, hoje os pecuaristas estão absolvendo de imediato este procedimento é rápido e se torna mais barato, enfim se tornando um excelente investimento” disse Mota, lembrando que a prefeitura de Amajari vem dando todo o suporte, para a realização do curso.

De acordo com o instrutor do curso e médico veterinário, Anaximandro Coimbra, o gado do estado de Roraima precisa melhorar, através da utilização de reprodutores comprovadamente superiores para a produção de carne, leite e outros. Através da Inseminação Artificial pode-se obter dados precisos de fecundação e de parto. A dose sêmen custa em torno de R$ 30,000 (trinta reais) e um touro R$30.000.00 (trinta mil reais).

O processo da inseminação artificial demora em torno de 3 minutos, cerca de 50 vacas por dia esta recebendo a inseminação.

 Ascom: prefeitura de Amajari