Prefeitura de Amajari apóia projeto para comunidades

473

O prefeito de Amajari Moacir Mota (PR), juntamente com o deputado federal Berinho Bantim (PEN) e Secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- SEAP se reuniram com os lideres indígenas das comunidades, Araçá, Ouro e Guariba.

Na ocasião o secretário, Berinho Bantim, destacou que neste primeiro momento o projeto, vai atender três comunidades, “Para que este projeto seja concretizado, firmamos parceria com a prefeitura de Amajari, as comunidades indígenas entram com a Mão de obra e se comprometendo a cuidar da lavoura, a SEAPA entra com as sementes de milho e feijão, acompanhamento técnico, com calcário e adubos, com tudo isso vamos ajudar a encontrar um ponto de equilíbrio, para que os índios consigam explorar a terra, de forma que sejam beneficiados, a prefeitura entra com a irrigação. Este  projeto servirá de modelo para as demais comunidades”, destacou Bantim.

 

De acordo com o prefeito Moacir Mota, a parceria do conhecimento tradicional dos indígenas no cultivo e plantio de milho e feijão, somado a tecnologia beneficiará o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas da região. “esse é um bom começo e a mudança já é grande” Essa parceria com a SEAPA, é muito importante para nossas comunidades. O deputado e secretário Berinho, vem demonstrando o seu empenho em ajudar as comunidades rurais do município do Amajari e todos os povos rurais de nosso estado.

 

Os lideres indígenas

 

O Tuxaua, da comunidade Araçá, Avelino Ribeiro Duarte, “Pra nós é muito boa iniciativa”, a comunidade do Araçá tem 101 famílias. Na oportunidade o tuxaua pediu melhorias nas estradas e a construção da ponte.

 

O Tuxaua, da comunidade do Ouro, José Macuxi Lourenço, “destacou o projeto de mandioca implantado na comunidade, informando que as mulheres também participam do projeto “Esse projeto é muito bom, a nossa região é de lavrado, só tem essa diferença”. Na oportunidade o líder, destacou a falta de estrada e a queda freqüente de energia elétrica, causando prejuízo, “com as quedas constantes de energia alguns aparelhos não suportam e acabam queimando. Vários pára-raios estão queimados e as salas de aulas que medem 6×24, não toleram o calor “a comunidade tem 42 famílias.

 

O Tuxaua, da comunidade Guariba, Adezinaldo, “è uma boa iniciativa, a nossa comunidade vai apoiar, desde que siga adiante”

 

O Tuxaua, Venilton Ribeiro dos Santos, da comunidade Juraci, parabenizou a iniciativa do governo e da prefeitura, vamos apoiar, na oportunidade. Porem destacou “a falta de uma escola estadual na comunidade” e alertou sobre a situação precária que se encontra o colégio existente, a escola está caindo. Precisamos unir forças para desenvolver o projeto Eco Turismo em nossa comunidade que se chamará “pescou, soltou”.

 

 

Presenças

Alem do deputado federal Berinho Bantim (PEN) e Secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do prefeito de Amajari, Moacir Mota (PR) e do Vice-Prefeito Diomedes Oliveira, participaram da reunião, o Secretário municipal de assuntos indígenas, Raimundo Ribeiro, o Tuxaua, Venilton Ribeiro dos Santos, o Tuxaua, da comunidade Guariba, Adezinaldo, o Tuxaua, da comunidade Ouro, José Macuxi Lourenço e o Tuxaua, da comunidade Araçá, Avelino Ribeiro.

Autor/ Rogério Ribeiro/Foto: Franci Souza.