Prefeito Naumi Amorim inicia territorialização e anuncia aumento para agentes comunitários

103

A Prefeitura de Caucaia deu nesta quinta-feira (17/8) o primeiro passo para a territorialização da Saúde, processo que vai otimizar a atuação dos 46 postos do município. O seminário “Territórios Saudáveis”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), marcou o início de uma ação que visa, principalmente, conhecer melhor a realidade dos usuários da atenção básica e otimizar a atuação das equipes de saúde da família e dos diversos serviços da gestão.

Na ocasião, o prefeito Naumi Amorim ressaltou a parceria e a intersetorialidade exercitadas pela atual administração. “É de mãos dadas que estamos fazendo as mudanças, quando unimos agentes de saúde, endemias, cada médico e enfermeiro”, disse.

“Algo novo está acontecendo em Caucaia. Esta é a primeira vez que está sendo realizada uma territorialização integrando duas secretarias. Estamos lançando esse projeto e acreditamos que ele dará bons frutos”, frisou o secretário Moacir Soares, titular da Saúde.

Para a secretária Daniele Alexandre, da SDS, “este é um marco que vai revolucionar o que hoje é o atendimento primário da saúde e o atendimento da assistência social. Conhecer e reconhecer todas as demandas específicas de cada território com certeza vai fortalecer ainda mais o atendimento a essas famílias e comunidades.”

A territorialização será elaborada por meio de encontros, debates e oficinas com médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e endemias, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), líderes políticos e representantes das comunidades, entre outros atores sociais.

“Este movimento está nascendo de maneira bastante planejada. A primeira coisa que fizemos foi formar um grupo idealizador, com cerca de 20 pessoas, que, há mais de um mês, está desenhando o modelo de territorialização que queremos fazer. Teremos agora dois meses para andar em todos os bairros, distritos e povoados de Caucaia, levantando o perfil socioeconômico e sanitário da população”, explicou Moacir, ressaltando que a medida também viabiliza a identificação de deficiências estruturais, problemas sociais e culturais, o perfil epidemiológico e as potencialidades dos diversos territórios.

O processo, que se iniciou durante o seminário, será orientado por um manual desenvolvido pela SMS com apoio de um grupo técnico formado pela gestão. A primeira oficina para facilitadores acontece já no próximo dia 22, seguida de atividades em cada território até o dia 20 de outubro.

O produto da territorialização, um relatório, será apresentado em cada distrito a partir do dia 6 de novembro. A análise da situação nos territórios vai resultar em um plano de ações para nortear o trabalho das secretarias.

Representando Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a secretária-adjunta Isabel Cristina Cavalcanti parabenizou a iniciativa. “Nós nos colocamos à disposição, parabenizamos pela originalidade do projeto e pela necessidade de melhorar os nossos indicadores de saúde e nossos indicadores sociais”, destacou.

Em auditório lotado de servidores e usuários do sistema local, Naumi ainda anunciou aumento de 10% aos agentes comunitários de saúde. A decisão foi tomada após negociações com a categoria. Na próxima semana, uma mensagem será enviada à Câmara de Vereadores, que deverá analisar o reajuste.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Rogério Ribeiro