Prefeito Naumi Amorim discute a regularização de limites territoriais entre Caucaia e Fortaleza.

1290

A indefinição prejudica a liberação de recursos para os municípios e dificulta a vida da população.

Na manhã deste sábado (08/07), o prefeito de Caucaia Naumi Amorim (PMB), reuniu com técnicos de estudos geossocioeconômicos e Planejamento territorial, do IPECE e da comissão da assembleia legislativa de criação de novos municípios e estudos de limites de divisas territoriais, para conhecer alguns pontos dos limites de territórios ente Caucaia e Fortaleza, uma polêmica que se arrasta por muitos anos é o impasse sobre esses limites territoriais.

Termo de Ajustamento

A marcação vai gerar um Termo de Ajustamento entre os municípios a ser assinado na próxima quarta-feira (12/07) entre os prefeitos Naumi Amorim e Roberto Cláudio.

De acordo com Naumi Amorim desde 1951 que se arrasta essa situação, “A população só tem a ganhar com essa revisão de limites. Assim cada gestor saberá até onde atuar. E a população cobra melhorias que serão atendidas com a regularização dos limites dos territórios entre Caucaia e Fortaleza,  no Distrito de Jurema.” explicou Naumi .

Segundo Cleyber Nascimento de Medeiros, doutor em geografia e analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégias Econômica do Ceará-IPECE, o projeto deverá ser brevemente apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. “Com os acordos entre os prefeitos Naumi Amorim e Roberto Cláudio. Certamente vamos conseguir a aprovação desse projeto de lei na Casa. O caminho é o do diálogo” destacou Medeiros.

Para o assessor técnico da comissão da assembleia legislativa de criação de novos municípios e estudos de limites de divisas territoriais, Luiz Carlos Moreira, “Obrigatoriamente a Assembleia Legislativa, que é competente pela parte de delimitar territórios de cada município, nós estamos fazendo esse estudo, através de um convênio entres a Assembleia Legislativa de Ceará,  IBGE e o IPCE (Instituto de Pesquisa e Estratégia  Econômica do Ceará)” explicou Moreira.

Conflitos e falta de força política

Conflitos gerados por indefinição dos limites cartográficos, na divisa que liga a rua Sargento João Pinheiro entre Caucaia e Fortaleza, os moradores são atendidos em Fortaleza mesmo a área  fazendo parte de Caucaia, um dos exemplos é no condômino J. Cristo, onde os serviços das 128 famílias os são divididos, o IPTU é de Caucaia, as taxas de água e energia elétrica quem arrecada é Fortaleza, os moradores não têm serviços dos Correios, e a segurança é precária.

  Moradores ficam apreensivos

A dona de casa Maria Liduina Cruz, está aflita, pois segundo ela a prefeitura de Fortaleza vem atendendo as famílias, “ Só espero que essa mudança possa melhora a nossa situação” disse dona Maria.

O senhor Francisco das Chagas, demonstrou insegurança com a noticia, “ A muito tempo que somos esquecidos  por Caucaia” lembrou Chagas.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro