Prefeito Naumi Amorim anuncia pacote de obras de financiamento; 500 ruas serão pavimentadas em Caucaia

98

Menos de 24 horas depois de Caucaia aprovar no Senado Federal o financiamento de 80 milhões de dólares junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o prefeito Naumi Amorim anunciou nesta quarta-feira (5/9) as intervenções do Programa de Infraestrutura Integrada que serão custeadas com o recurso. Mais da metade da verba será investida em ações de mobilidade urbana.

A Prefeitura irá pavimentar 500 ruas, urbanizar 88 quilômetros de vias e áreas, requalificar 49 quilômetros de rotas de transporte público, abrir 18 quilômetros de vias para ligar os três maiores distritos do município (Jurema, Sede e Litoral), construir uma ponte e um viaduto, e criar dez ecopontos.

Além disso, vai requalificar todo o Centro Histórico, urbanizar grandes lagoas, construir um Centro Social de Eventos, criar cinco praças, capacitar mais de 1.000 microempreendedores individuais e implantar sistemas de videomonitoramento e de iluminação pública.

A expectativa é de que todas essas intervenções gerem pelo menos 4.000 empregos, cujas vagas serão prioritariamente preenchidas por caucaienses após período de formação. “Esse vai ser um investimento sem precedentes na história de Caucaia. E que vai mudar a cara do município. Todas as regiões vão ser beneficiadas de alguma forma. O povo, assim como eu, quer obras rápidas. Então, eu vou fiscalizar pessoalmente o andamento dessas. Faço questão”, disse o prefeito.

Tão logo o contrato com o CAF seja assinado, a Prefeitura terá acesso imediato a 20% do valor total do financiamento. Ou seja: 16 milhões de dólares, o que na cotação de hoje da moeda americana implica em mais de R$ 65 milhões. Isso deve acontecer ainda em setembro.

“O tráfego caótico que hoje temos em muitas regiões de Caucaia vai ser quase todo resolvido com essas obras. A avenida Dom Almeida Lustosa (na Jurema), por exemplo, vai ser totalmente requalificada. Vai ser uma nova via”, pontuou o secretário municipal de Infraestrutura, Kleber Correia.

O edital dos dois primeiros lotes de obras financiadas pelo CAF deve ser publicado no Diário Oficial do Município na próxima semana. Ao fim do processo licitatório desta primeira etapa, 32 vias dos bairros Araturi e do Parque Potira, ambos na Jurema, receberão serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e padronização de calçadas.

Caucaia é a única cidade cearense além de Fortaleza que conseguiu na história um financiamento via CAF. Os 80 milhões de dólares de Caucaia representam o maior valor pleiteado por um município do Ceará ao banco no último ano. “A gente conseguiu isso com muita peleja, com muito trabalho e com muito apoio de deputados e senadores amigos. E pra gente ter conseguido é porque o Município tem respaldo”, finaliza o prefeito Naumi Amorim.

NÚMEROS DO FINANCIAMENTO
4.000 empregos gerados
1.000 microempreendedores individuais capacitados
5 novas praças
1 Centro Social de Eventos
10 Ecopontos
500 ruas pavimentadas
88 quilômetros de vias e áreas urbanizadas
49 quilômetros de rotas de ônibus requalificadas
18 quilômetros de vias estruturantes implantadas ligando Jurema, Sede e Litoral
1 ponte
1 viaduto
3 lagoas urbanizadas
Sistema de videomonitoramento
Sistema de iluminação pública
Requalificação do Centro Histórico
66 meses de carência (a partir da data de assinatura do contrato com o CAF)

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Rogério Ribeiro