Prefeito fala em praça pública sobre os avanços e desafios da saúde em Barbalha

154

O prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, fez um relato, hoje, 31, em praça pública, no centro da cidade, das conquistas e dificuldades da saúde no Município. Destacou as melhorias, como aquisição de equipamentos, reforma e construção de novos postos, bem como recursos próprios para custear despesas, a exemplo de medicamentos e exames. Ao mesmo tempo, colocou como maiores desafios a regularidade na entrega de remédios à população, que cabe ao Governo Estadual; e a carência de médicos junto aos PSFs.
O prefeito barbalhense disse que a saúde vive uma situação crítica desde o início da sua gestão, gerada por uma greve de quase 2 anos e muito descaso com a coisa pública. Falou da crise dos hospitais, que, após muita negociação, passaram a receber, anualmente, R$ 10 milhões, acabando com o fantasma do fechamento, que traria graves prejuízos. De lá para cá, continuou Argemiro Sampaio, “estamos avançando”, dando ênfase ao fim da fila em exames de ultrassom, que passavam de 3 mil solicitações.

Segundo Argemiro Sampaio, o possível está sendo feito com muito trabalho, como agora, que vem suprindo a falta de remédios com dinheiro do próprio Município quando a obrigação da distribuição é do Estado. Ele informou que tenta também equacionar o problema de médicos junto aos PSFs cuja demanda prejudica o atendimento à população. Na oportunidade, anunciou a liberação, em breve, de uma emenda no valor de R$ 4 milhões, que serão destinados, exclusivamente, à atenção básica de saúde.

No fim da exposição, Argemiro Sampaio falou da Festa de Santo Antônio, ressaltando o empenho na busca de apoio financeiro junto à iniciativa privada, bem como aos Governos Federal e Estadual. “São mais de 2 meses, na luta por aporte de recursos que permita a realização de uma festa grandiosa, com segurança e diversão para barbalhenses e seus milhares de visitantes”, disse, informando aos servidores municipais que os salários já estavam disponíveis em suas contas bancárias. “Agora, vamos aproveitar a festa!”, conclamou a todos.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom