Prefeito Ednaldo Lavor recebe certificado de Selo município Verde

92

O Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), recebeu na tarde desta quarta-feira (21/11), durante solenidade no Iate Plaza Hotel em Fortaleza, a certificação do Selo Município Verde, programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, apenas 07 municípios foram certificados e premiados na categoria B, Iguatu, sendo um deles. “As ações de proteção ao Meio Ambiente, com avanços na salvaguarda ambiental, de acordo com o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), serviram como critérios nesta conquista”, disse o prefeito, que estava acompanhado dos secretários municipais Marcos Ageu (Meio Ambiente), Antonio Filho (Trânsito e Segurança) e da fiscal do Meio Ambiente, Monalisa.

 

O secretário Artur Bruno afirmou que esse momento foi pensado para fortalecer os municípios e capacitar os gestores para a prática de uma política ambiental em que todos saiam vencedores. “Os municípios se inscrevem e vamos in loco fiscalizar onde os municípios estão desenvolvendo as políticas. Escolhemos criteriosamente as cidades nesta premiação.” destacou o secretário.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Iguatu, Marcos Ageu, o Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública que identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolveram ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Municípios avaliados

Os municípios são avaliados a partir da documentação comprobatória conforme o Formulário de Avaliação, que possui cinco Eixos Temáticos (16 Indicadores), a saber: Política Municipal de Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Saúde Pública, Recursos Hídricos, Agricultura Sustentável e Biodiversidade.

Os municípios

Os 24 municípios classificados receberão da SEMA a Certificação e a Premiação Selo Município Verde, na Categoria B foram  os seguintes municípios: Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Novo Oriente e Sobral. E na Categoria C são: Acaraú, Acopiara, Bela Cruz, Crato, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Nova Olinda, Nova Russas, Pacatuba, Piquet Carneiro, Várzea Alegre.

Sobre o Selo

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública que identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolveram ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: João Gabriel