Prefeito Ednaldo Lavor participa do I Fórum de Cidades Médias G20+20 do BNB

127

Iguatu está entre as 40 cidades média, entre 100 e 500 mil habitantes, selecionadas pelo Banco do Nordeste nos nove estados da área de atuação do mesmo.

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT) vê o fórum como um espaço de oportunidades no qual o município de Iguatu está inserido. “Estamos muito felizes, nosso município foi escolhido entre os cinco do interior do Estado para participar dessa iniciativa. Tenho certeza de que estaremos alavancando ainda mais a nossa economia e impulsionando o desenvolvimento do nosso município”, frisou o gestor.

Iguatu está entre as 40 cidades média, entre 100 e 500 mil habitantes, selecionadas pelo Banco do Nordeste nos nove estados da área de atuação do mesmo.

De acordo com o economista-chefe do BNB, Luiz Alberto Esteves, estes municípios representam 20,9% da população e 33,6% do produto interno bruto (PIB) do Nordeste.

Pensando na união de esforços para acelerar o processo de desenvolvimento da Região, o Banco lançou o Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 como espaço de diálogo permanente entre a instituição financeira, a iniciativa privada e os prefeitos das cidades.

Feira de Negócios

Na seleção para investidores expositores participantes da feira de negócios, será considerada a experiência na estruturação de parcerias público-privadas ou concessões públicas, atuação com o poder público municipal e representatividade dos expositores entre os diferentes segmentos prioritários de atuação. São eles: saúde, educação, segurança e assistência social, gestão ambiental, abastecimento de água e saneamento, urbanização, tecnologia da informação e comunicação, energia pública, gestão pública e economia criativa.

O evento acontece

O evento acontece nesta quinta-feira (23/11) e na sexta-feira (24/11), em Fortaleza e vai marcar oficialmente o nascimento do G20+20. A ideia, porém, é que o Fórum BNB de Cidades Médias passe a acontecer anualmente em uma das cidades participantes.

Composição

Iniciativa pioneira no Brasil, o G20 Semiárido é composto pelos municípios de: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA);  Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (PE) e Mossoró (RN).

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação