Prefeito Ednaldo Lavor assina adesão ao programa “Internet para Todos” nesta segunda (12)

494

O prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT) assina nesta segunda-feira (12/03) o termo de adesão ao programa “Internet para Todos”, a cerimônia será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a partir das 15h, com a presença do presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O município, inclusive, é um dos primeiros a serem contemplados com a iniciativa – que visa levar conexão de internet de maneira moderna e eficiente em todo o território nacional.

De acordo com Ednaldo Lavor é mais um beneficio que vai amplia o desenvolvimento econômico e social de Iguatu, “O “Internet para Todos” vai levar conexão em banda larda para diversos locais da cidade, por preços reduzidos. O programa oferecerá internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga”. explicou o gestor.

Instalação das antenas

As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de  garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Municípios beneficiados

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

Como funciona

A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio deste ano, o equipamento é o primeiro no Brasil de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do Governo Federal, por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa. A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos.

O programa

O programa Internet para Todos já tem 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330 já que 2.593 cidades manifestaram interesse em participar do programa, afirma o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Autor/Foto: Rogério Ribeiro