Prefeito de Caucaia discute projeto para Icaraí com coordenador do INPH

138

O prefeito de Caucaia,  Naumi Amorim (PMB) discutiu nesta terça-feira (1º/08) o projeto de restauração do litoral da praia do Icaraí elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Numa visita in loco, o coordenador-geral da entidade, Domênico Accetta, debateu com o gestor as propostas de intervenções para a região.

O projeto contempla quatro quilômetros da orla caucaiense com a construção de seis espigões ao mesmo tempo em que aconteceria a engorda de aproximadamente 100 metros de areia da praia. A obra seria dividida em duas fases; cada uma com dois quilômetros de intervenções.

“Nós já fizemos uma manutenção no Big Bag Wall que estava caindo. E procuramos o apoio em Brasília para solucionar o avanço do mar no Icaraí. Temos hoje a concretização deste projeto, que vai ser o ponta-pé para a recuperação da orla de Caucaia.”

Já Domênico Accetta destaca: “Vamos intervir primeiro em dois quilômetros numa largura de 100 metros. Agora temos 30 dias para orçar a obra para que o prefeito Naumi Amorim a discuta em Brasília. Mas agora, com o projeto elaborado, a população terá uma garantia definitiva contra o avanço do mar.”

Na segunda fase, o projeto contemplará outros dois quilômetros de litoral de Caucaia. Para o estudo do projeto, iniciado em 2010, foram levados em consideração pontos como levantamento batimétrico, levantamento hidrográfico e topográfico.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom