População do Tabapuá se reúne para debater melhorias para o SUS

147

Caucaienses estão cada vez mais envolvidos na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O processo democrático ocorre com atividades das Pré-conferências Municipal em Saúde realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta terça-feira (12/3) foi realizado o terceiro encontro, ocorrido no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paula, no Tabapuá.

As pré-conferências são etapas preparatórias para a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Caucaia que acontece nos dias 10 e 11 de abril. Para o secretário da SMS Moacir Soares, “é o momento de reunir pessoas diferentes em torno do mesmo objetivo que é a melhoria e fortalecimento do SUS”, declarou.

Dentre as atividades com eixos temáticos que permeiam debates sobre processos de democracia no âmbito da saúde municipal, as 13 pré-conferências vão definir 450 delegados representantes das propostas a serem apresentadas na conferência magna.

“O SUS é patrimônio da nação brasileira e temos que defendê-lo. Por isso é importante cada um aqui presente ter a missão de representar cada cidadão de suas respectivas localidades”, complementou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maciel Andrade.

O agente comunitário de saúde (ACS) do Tabapuá, Sérgio Garcia, analisa o debate sobre a saúde no município como “um grande benefício para envolver a população, e não ficar algo administrado apenas pela gestão. É uma oportunidade de opinar sobre as melhorais que devem ser feitas”, sintetizou o profissional e usuário do sistema.

“Sou defensora da participação popular. Considero o evento um momento ímpar para a população que pode se posicionar em relação ao SUS exigindo as melhorias”, disse a usuária do sistema Zélia Gomes.

 Agende-se para as demais pré-conferências:
4ª Pré-conferência – 13/3 (quarta-feira)
Local: Escola Liceu de Caucaia – Rua Araquem, 1100 – Parque Potira
Horário: 8h30
5ª Pré-conferência – 14/3 (quinta-feira)
Local: Salão Paroquial da Paróquia São Geraldo Majela – Rua 100 s/n – Planalto Caucaia
Horário: 8h30

Programação:
• Inscrição (Credenciamento/ Café) – 08h30
• Abertura (Formação da mesa) – 09h
• Mesa redonda (Eixos mais temas específicos) – 09h15
• Trabalhos em grupo – 09h30
• Apresentação de propostas –10h
• Eleição dos delegados (identificação dos eixos) – 10h30

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom