Policiais do 1º DP identificam receptadores e vítimas de furto de pneus podem ser restituídas

643

Com a prisão em flagrante de Clayton Andrade Lima, 21, ocorrido na última terça-feira, 03, acusado especificamente de furto de pneus na área central de Boa Vista, o delegado titular do 1º DP Marcos Lázaro informou que as investigações de agentes do Setor de Operações identificaram três receptadores. Com isso, as vítimas que tiveram os pneus de seus carros furtados nos últimos seis meses poderão ser restituídas.

De acordo com informações prestadas pelo delegado Marcos Lázaro, há seis meses vinha sendo realizadas investigações para prender o autor do furto de pneus de veículos que ficavam estacionados frente à Faculdade Cathedral.

“Dos furtos de pneus que ocorriam na área do 1º DP, 90% ocorreram no estacionamento da Faculdade”, disse.

Ele explica que o acusado foi preso em flagrante quando furtava um pneu, pelo próprio dono do veículo. A delegada de Polícia Simone Arruda passava no local no momento e deu voz de prisão ao acusado que foi apresentado no 1º DP, aonde investigações para esclarecer os furtos vinham sendo realizadas.

Após a prisão de Clayton Lima, várias denúncias anônimas foram repassadas ao delegado, informando quem seriam os receptadores. As investigações tiveram desdobramento e os infratores foram identificados e indiciados por receptação qualificada. Eles alegaram ter comprado os pneus de boa fé. Em depoimento eles se comprometeram em restituir os pneus dos aros 13 e 14, comprados por eles diretamente Clayton Lima, nos últimos seis meses, das vítimas que registraram a ocorrência no 1º DP.

O acusado Clayton Lima disse em depoimento que agia sozinho. Ele pagou fiança arbitrada em R$ 1.000,00 e vai responder ao crime de furto previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, combinado com o artigo 71, que trata do crime continuado.

“As pessoas que registraram Boletim de Ocorrência do furto de pneus antes da prisão do acusado, devem procurar o 1º DP, para que possamos identificar os casos. Em depoimento os receptadores se comprometeram em restituir as pessoas que foram vítimas que se enquadram nessas circunstâncias”, disse.

O delegado Marcos Lázaro orientou aos proprietários de borracharias  que estabeleçam um modelo de recibo de compras de pneus e aros e os mantenham em seus arquivos para evitar que possam se enquadrar na prática da receptação.

“É importante que o cidadão ao comprar qualquer objeto tenha um recibo de compra e venda. Neste caso específico de compras de pneus, oriento aos proprietários de borracharia que além do recibo, tirem cópia da identidade do vendedor. É uma segurança para o comerciante e assim evita transtornos com a Polícia”, disse.

Ascom/foto: PM-RR